terça-feira, 7 de junho de 2011

Olhos atentos

“Cadê a mamãe???  Achouuu!!!”

Será que achou mesmo??? 

Os curiosos estudos oftalmológicos infantis revelam que até os 6 meses de idade, a visão do bebê é bem limitada. No primeiro mês, a visão deles só alcança cerca de 30cm. No segundo, o campo cresce mais 50cm, já começa a focar objetos e acompanhar movimentos. Aos 3 meses, as imagens tridimensionais já são captadas e é cada vez mais capaz de seguir objetos ou pessoas. Somente no quarto mês que o bebê consegue reconhecer pessoas, além de seus papais. E finalmente, aos 6 meses, estará enxergando praticamente como um adulto.

Isso tudo me chama a atenção devido o grau de observação do Davi. Beirando os 3 meses, é incrível como ele percebe quando entramos em um local novo, por exemplo, tudo chama muito a atenção dele. E isso não é de agora, ele sempre foi super observador! Sem contar quando o meu marido chega do trabalho, rapidinho aciona o radar do Davizinho e ele segue o papai por toda a casa com as suas bilocas azuis. Por essas e por outras questões fico meio com um pé atrás com certos estudos. De duas, uma, ou o meu filho é precoce, ou esses resultados científicos não são tão precisos. 

Deixando as dúvidas de lado, há alguns exercícios bem interessantes para estimular a visão do bebê.

1ª mês – Fale com o bebê de perto, para ele poder enxergá-la. Brinque com objetos redondos e de cores fortes.
2º mês – Faça caretas para que ele tente imitar. Um móbile no berço vai encantá-lo.
3º mês – Segure-o em pé no colo, para ele observar melhor a movimentação ao redor.
4º mês – Brinque de esconder o rosto e fazer aparecer novamente. Eles adoram.
5º mês – Coloque brinquedos perto e longe do seu filho, para ajudá-lo a ampliar o campo de visão.
6º mês – Estimule a curiosidade do bebê, deixando-o cercado por objetos coloridos e de texturas diferentes.
(Fonte: Crescer)

CURIOSIDADE: O bebê de 2 meses e 3 semanas – O bebê está super ocupado absorvendo imagens e sons ao seu redor. Estimule-o dando a ele objetos interessantes para segurar, como bichos de pelúcia, bolas de plástico ou um lenço de cetim. Fique só de olho no que o bebê põe na boca para que não haja risco de se sufocar. Isso é especialmente perigoso se você tiver filhos mais velhos, que podem querer dar coisas pequenas ao bebê. (Fonte: Baby Center)

Um comentário:

  1. Adorei mais essa curiosidade, amiga!! Essa brincadeira de ficar se escondendo e aparecendo para os babies é muito gostosa!
    Beijoss!
    Já estou com saudades de você e do Davizinho!

    ResponderExcluir

Gostou da publicação? Contribua ao blog com comentário, sugestões, críticas e/ou compartilhe a sua experiência.

Obrigada!