quinta-feira, 7 de julho de 2011

Maldita azia

Nessa última semana, o Davizinho passou bem enjoadinho, sentindo dor, com dificuldade para mamar, teve diarréia e algumas regurgitações mais fortes do que o normal.  Isso tudo é típico de refluxo e bem comum nos primeiros meses de vida. No primeiro dia que ele se mostrou diferente, o único sintoma que apresentou foi o choro histérico quando eu o deitava ou o colocava na posição de mamar. O meu marido consultou a nossa biblioteca e “A encantadora de bebês” descreveu exatamente o comportamento do Davi na parte sobre refluxo. Na segunda-feira, levei o meu pequeno à pediatra e ela nos tranqüilizou um pouco. O Davi está apresentando um quadro “sem muita importância”, pois não refletiu no seu peso e nem desenvolveu outras infecções.  A médica passou um remédio leve por 10 dias e pediu para observarmos se as dores continuariam. Nos dois primeiros dias, o remédio reagiu super bem, o Davizinho já estava animadinho novamente, tagarela e sorridente. Mas hoje ficou enjoadinho de novo.

Para quem não conhece, refluxo é uma azia bem dolorida. Quando o bebê mama, o leite vai ao esôfago, segue ao estômago e deve se manter por lá. Com o refluxo, além de o leite não permanecer no estômago, volta junto com o ácido estomacal, queimando o esôfago do bebê. 

Há diversos sintomas a serem observados. O mais comum é a regurgitação ou vômito, mas nem sempre os babies apresentam.  Em caso de suspeita, o melhor a fazer, em primeiro lugar, é entrar em contato com o pediatra. Inclinar o colchão do berço, evitar tapinhas no bebê ao fazê-lo arrotar e ter paciência durante a amamentação também são grandes aliados para o bem estar do bebê que sofre esse trauma.

CURIOSIDADE: O bebê de 3 meses, 3ª semana – Não dá para ver, mas as áreas do cérebro do bebê que controlam audição, linguagem, olfato e a habilidade de reconhecer objetos estão se desenvolvendo a cada dia. É por isso que seu filho se vira e começa a fazer barulhinhos ao ouvir a sua voz, nas primeiras tentativas de socialização. Para exercitar a comunicação, converse bastante com o bebê e até leia para ele, mesmo que ele ainda não entenda. (Fonte: Baby Center)

2 comentários:

  1. Espero que ele fique 100% logo, amiga!! ;)
    Beijossss!

    ResponderExcluir
  2. Mesmo sabendo que é algo normal é angustiante vê-lo assim... "irritadinho". Que papai do céu acelere o processo de cura desse refluxo para que o Davi melhore logo. Bjão!

    ResponderExcluir

Gostou da publicação? Contribua ao blog com comentário, sugestões, críticas e/ou compartilhe a sua experiência.

Obrigada!