quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Apoie a mulher que amamenta

Estamos na Semana de Aleitamento Materno, o ato mais maravilhoso que uma mulher pode sentir. É indescritível a dimensão do sentimento que uma mãe sente nesse momento. A troca de olhares com o bebê, aquele gesto doce de satisfação do pequeno, um sorrisinho maroto e até as interrupções para bater papo na “hora errada”.  Só quem é mãe sabe o que eu estou falando. Agradeço a Deus todos os dias por ter me dado o poder de alimentar o meu filho da forma mais preciosa do mundo. 


O Ministério da Saúde montou um material bem completo para esse incentivo nobre, com dicas valiosas e curiosidades bastante interessantes para mulheres que estão vivendo, perto de viver ou às que o sonho ainda está um pouco mais distante. Clique aqui e confira!

Lá, você encontra dicas básicas como “até os 6 meses, o leite materno deve ser o único alimento do bebê. Não dê água, chás, leites artificiais ou qualquer outro alimento.” Isso é o B-A-BA, mas de extrema importância. Eu fiquei super triste por ter sido obrigada a introduzir leite artificial na dieta do Davi. Devido o refluxo, ele estacionou no ganho de peso, no último mês. Como a segunda cirurgia está próxima, não podemos arriscar de ele perder peso, já que é essencial para o sucesso do procedimento. Mas ele continua firme e forte no peito!

Outro ponto importante é o início de alimentos saudáveis, que deve ser após os 6 meses. Mas mesmo com os alimentos sólidos, deve continuar amamentando até os dois anos ou mais.  No último fim de semana, uma família muito especial veio nos visitar, o Cássimo, a Michele e o João, que está a coisa mais fofa, ao 1 ano e meio. A Michele falou uma coisa super interessante, que o leite é um santo remédio para os pequenos. Ela usa para TUDO! Até para desentupir o nariz do João e como anticéptico quando o danadinho se machuca. Sem contar que é ótimo para imunizar até das inúmeras infecções que os pimpolhos correm o risco de pegar em creche, por exemplo. É indiscutível a importância do leite até, pelo menos, os 2 anos da criança! 

E aquela história de vó que a criança chora muito porque o leite é fraco? Puro mito! “Não existe leite fraco! Todo leite materno é forte e bom. A cor do leite pode variar, mas ele nunca é fraco.”

Não posso deixar de comentar sobre a pergunta que nunca quer calar: Amamentar dói? Eu, particularmente, só senti dor nas primeiras semanas, na fase de adaptação. O Davi parecia que tinha dentes, eu via estrelas, mas respirava fundo e tentava curtir o memento.  Não foi nada que me fez pensar em desistir. Logo, logo a dor sumiu e o prazer que tive em troca valeu muito a pena.  O que me ajudou muito foi eu ter passado o meu próprio leite, no bico do peito, antes do início de cada mamada. Também usei a pomada Lansinoh. É ótima e o bebê pode mamar por cima.

Nossa, hoje escrevi demais. Mas temas como esse inspiram mesmo.

Mudando de assunto, tenho uma notícia bem triste. Lembram da Melissa? A bebê com o mesmo problema do Davi, da mãezinha de Planaltina? Infelizmente ela não resistiu! Nasceu no dia 09 de julho e teve uma parada cardíaca no dia seguinte. Vamos colocar esta família em nossas orações!

CURIOSIDADE: O bebê de 4 meses, 3ª semana – Todo mundo tem aquele momento em que a desorganização da casa começa a dar nos nervos, ainda mais com um bebê novinho. É difícil deixar tudo arrumado, se você tem de ficar cuidando do bebê o tempo todo. Pior ainda quando ele começa a segurar os brinquedos e jogá-los para todos os lados. Converse com seu parceiro e explique que aquilo realmente está atrapalhando sua vida. Juntos vocês podem achar uma solução. (Fonte: Baby Center)

2 comentários:

  1. Que lindo! Me deu até vontade de ser mãe (que o Leo não me ouça! Kkkkkkkkkkkkkkk)!

    Parabéns pelo blog, sua lyndah! Meu blog de cabeceira pra quando for mamãe tbm! Uhuuuuuuuuuu!

    Beijos e estamos em oração pela família da Melissa.

    ResponderExcluir
  2. Oh mo desuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!
    Obrigada, sua lyndaaaa!!!
    Que vc seja mãe logoooooo, EU DEFINO!!!
    Bjãozão!!!

    ResponderExcluir

Gostou da publicação? Contribua ao blog com comentário, sugestões, críticas e/ou compartilhe a sua experiência.

Obrigada!