segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Por que Davi?


Neste domingo, no seu lento passar do tempo, algumas mamães se reuniram na brinquedoteca do hospital. Papos sobre problemas cardíacos para cá, experiência de vida fora do hospital para lá e a mãezinha do mais novo xará do meu filhote me perguntou: Por que Davi?

Contei sobre a novela que foi a escolha do nome do nosso pitoquinho e a pergunta dela me despertou a mesma curiosidade. Então ela me contou a razão mais bela, que me tocou profundamente. 

Davi foi o filho mais novo dos oito de Jessé. Apesar disso, foi o escolhido de Deus para enfrentar o povo amalequita por terem atacado Israel durante o período do êxodo do Egito, já que Saul, em seu reinado, desobedeceu ao superior e não destruiu o melhor dos despojos. Quando o exército filisteu se reuniu para enfrentar os israelitas, um gigante chamado Golias desafiou o exército de Israel a enviar um homem para enfrentá-lo. No entanto, os israelitas tiveram medo do gigante. Davi, indignando-se da vergonha que Golias trazia a Deus e a todo exército, decidiu enfrentá-lo. Saul ofereceu sua armadura para Davi, no entanto ele recusou por não ser treinado no combate com armadura e ser de pequena estatura. Então, Davi enfrentou Golias munido apenas por três pedras. 

Aos nossos “Davis”, seus Golias são os corações e as pedras são os três procedimentos cirúrgicos que têm para tratar a hipoplasia do ventrículo esquerdo :

O procedimento Híbrido, ao nascer, o qual junta, no mesmo ato terapêutico, a cirurgia cardíaca e o cateterismo.

Até os 6 meses de idade, os procedimentos Glen – é uma conexão direta entre a veia cava superior e a artéria pulmonar, desviando a metade do sangue venoso diretamente para os pulmões, sem assistência do ventrículo, e Norwood – liga o ventrículo direito com a aorta a fim de que seu fluxo de sangue arterial seja entregue ao organismo através dos ramos da aorta. 

E por volta dos 2 anos de idade, o procedimento de Fontan, que conecta a veia cava inferior à artéria pulmonar, por meio de um canal, com o coração para direcionar seu fluxo para a artéria pulmonar. Assim, todo o sangue venoso corre para os pulmões e as bombas de ventrículos únicos enviam exclusivamente sangue arterial para o corpo.

Está confirmada, amanhã (30), o meu Davizinho utilizará a sua segunda pedra. O mais complicado é passar horário, pois a agenda da equipe sempre é muito cheia. Só saberemos de fato quando nos convocarmos para descer.

Aproveito a oportunidade para reforçar a solicitação de doação de sangue. Além do Davizinho, milhares de crianças e adultos podem precisar. Quem estiver em São Paulo e puder doar na unidade do Hospital do Coração (HCor), por favor, cadastre-se no nome do Davi de Souza.

Em especial, obrigada à equipe do diretor de manutenção da companhia  aérea Gol, Alberto Correnti, pela colaboração!

Deus já está conosco e amanhã irá aumentar a luz no centro cirúrgico e guiará as mãos da fantástica equipe do Dr. Marcelo Jatene!
AMÉM!!!

CURIOSIDADE: O bebê de 5 meses, 2ª semana – Se é que ainda não começou, em breve seu bebê vai dar gargalhadas ao ver suas caretas e tentará fazer você dar risada também. Nesta fase, ele já demonstra forte ligação com você: levanta os braços quando quer colo, reclama de ficar sozinho e dá gostosos abraços. Aproveite cada minuto. (Fonte: Baby Center)

4 comentários:

  1. Que linda a história do Davi!!!! E a história do seu Davi será mais linda ainda. Uma história de superação e vitória!!! Ontem minha sogra me disse que o 1º neto dela TEM que se chamar Davi!!! rs Eu lembrei de vc e do seu lindo!!! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tia Carol - Fantástico! Um merecido nome para esse guerreiro lindo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Lindo nome, linda história. Que Deus abençoe e transforme cada lagrima em 3 sorrisos de vitória!

    ResponderExcluir
  4. Débora,

    Estaremos orando pelo sucesso da cirurgia do Davi. Temos certeza que tudo dará certo!
    Abraços,

    Rosana e Itonaga

    ResponderExcluir

Gostou da publicação? Contribua ao blog com comentário, sugestões, críticas e/ou compartilhe a sua experiência.

Obrigada!