quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Caros leitores

4 comentários
“Fico sempre emocionada, com a sua força, sua batalha, sua garra de mãe (que acredito que só mãe tem), e com o maravilhoso amor que existe nessa família tão abençoada por Deus que é a sua. (...) É sempre muito bonito ver que em um mundo como esse de hoje, ainda existam pessoas capazes de mudar tudo, por amar um filho. O Davi é um milagre diário, é a força que brota a cada amanhecer, é o verdadeiro amor humano de Deus" (Amanda Viana, uma leitora especial deste blog).

Se eu soubesse que o meu blog me traria um retorno tão gratificante como tem acontecido, teria começado muito antes! É a prova de que quando fazemos algo com amor, vamos longe!

Os meus leitores têm me trazido muita força, de todos os lados do Brasil, sejam amigos, familiares, os que acessam por indicações, os que me encontram por meio de sites de buscas e por aí vai!

Muito obrigada, leitores, pelo carinho!

O Davizinho está bem. Agora sim estou com o meu filho de verdade, alegre, sorridente, sapeca, assanhado, encantador... Essas são minhas definições e de todos que o acompanham diariamente no hospital! Mesmo os que entram com uma agulha enorme, ele consegue receber com um sorriso maior ainda.

Hoje estava programado para iniciar a dieta, mas ontem a drenagem aumentou bastante. Então, a médica decidiu espera por mais um ou dois dias para observar e evitar mais atrasos no tratamento. Estou rezando para que tenha sido apenas uma fibrina que estava obstruindo a saída de líquido do pulmão e foi retirada ontem à noite. A tendência era que a drenagem aumentasse um pouco mesmo. Ok, vamos esperar. Mas, por favor, não me digam para ter calma e paciência! Se querem ajudar, retirem qualquer palavra deste sentido de suas mensagens! Quando ouço ou leio isso, parece que tem dado o efeito oposto. Desculpem-me pela arrogância, mas para quem está há um mês e uma semana confinada num hospital, não é nada fácil. Não estou lamentando os fatos, só estou desgastada.

Vamos rezar pelo Iaguinho, que hoje precisou voltar à UTI. Deu uma insuficiência respiratória, mas logo, logo ele voltará ao quarto. Deus quer!

Não posso deixar de mostrar os dentinhos do meu filhote! Vejam que coisa mais gostosa:


Hoje ele voltou a ficar enjoadinho. Acredito que a parte superior da boquinha dele começou a incomodar. Está bem inchadinha e ele coloca tudo que ver pela frente, desesperadamente, na boca, para coçar.

CURIOSIDADE: O bebê de 6meses, 2ª semana – Seu papel fica mais importante agora, porque a criança começa a ficar curiosa e sair explorando o mundo. Mesmo antes de engatinhar, ela consegue rolar e se arrastar, e pode alcançar coisas perigosas. É ótimo colocar o bebê no chão, mas não se esqueça de tirar objetos pontiagudos ou muito pequenos de perto. (Fonte: Baby Center)

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Aos 48 do 2º tempo...

2 comentários
... Um passo, nº 15, para trás.

De sábado à terça-feira, a nossa rotina foi fazer exames para o processo de alta do Davizinho. No primeiro dia, o raio-x apresentou uma mancha no pulmão esquerdo que tinha um indicativo de ser líquido , mas o ultrassom que fez logo em seguida alegou que o órgão estava limpinho. Na segunda-feira, foi a vez do ecocardiograma e logo de cara a Dra. visualizou bastante líquido no pulmão esquerdo. Interrompeu o exame e encaminhou o Davi novamente ao ultrassom. Desta vez, a ultrassonografia constatou um pouco de líquido, mas nada importante, como dizem os médicos. Então, na terça-feira foi refazer o ecocardiograma novamente e, mais uma vez, a Dra Simone Pedra constatou que havia bastante líquido. Voltamos ao quarto, enquanto a Dra. Simone, com o seu jeito doce, organizou a equipe para realizar o procedimento de drenagem pleural do Davizinho, como se fosse o filho dela, e o meu pequeno foi encaminhado à UTI. A drenagem foi muito rápida, saíram cerca de 90 ml de líquido leitoso, bem característico de quilotórax, uma espécie de derrame pleural, o qual acumula as gorduras dos alimentos no pulmão. É uma causa bastante freqüente em pós-operatório do tipo que o Davi passou. Após exames, confirmou o quilotórax.

O Davizinho está ótimo, graças a Deus, mas voltamos ao ponto de sem previsão à alta. Amanhã ele sairá da UTI. Só não saiu hoje porque não deu tempo para os exames de infectologia ficarem prontos, para ver se precisa entrar no antibiótico ou não. Os próximos passos são ficar com dreno durante, pelo menos, sete dias e neste período permanecer em jejum. Ele receberá apenas dieta parenteral. Após esse período, voltará lentamente à dieta normal, até ter a certeza que o organismo aceitará sem repetir o quadro.

Confesso que estou bastante desgastada com essa rotina hospitalar, mas por um filho a gente se doa por completo e sempre vale muuuuuuuito à pena. Hoje o meu filhote voltou a si, pois até ontem ainda estava meio abstinente às drogas. Mesmo depois de eu ter virado à noite na UTI para amamentá-lo, esperado o dia inteiro para ele voltar ao quarto e no final ter ficado para amanhã, as gargalhadas e os bate-papos que troquei com o meu pitoquinho pagaram todo o meu desgaste. Ele está lindo demais e encantando a todos que passam por ele. P.S: Juro que não é papo de mãe coruja! Rs...

Orações, orações e mais orações! Deus, prova que está conosco em cada sorriso ou gesto positivo que o meu pequeno apresenta constantemente, mesmo com esse sustinho.

E a coisa que a gente mais ouve dos médicos, que às vezes até irrita, mas que não deixa de ser a mais pura realidade é: Paciência é a alma do negócio!

P.S: Aos meus novos leitores, muito obrigada pela força! Às mamães Patrícia Vieira e Fabiana, enviem-me os seus contatos por e-mail, para o minhavidaemsemanas@gmail.com. É sempre um prazer trocar experiências e acompanhar os casos!

CURIOSIDADE: O bebê de 6meses, 1ª semana – Este mês a coordenação entre os olhos e o movimento das mãos do bebê está bem mais firme, e ele vai aprender a pôr as mãozinhas em ação. Ficará especialista em arrastar coisas para mais perto, e treinará transferir objetos de uma mão para a outra. Prepare-se porque, daqui para a frente, vem a maior barulheira! Ele vai querer bater um brinquedo no outro sem parar. (Fonte: Baby Center)

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

SEMPRE é hora de agradecer

13 comentários

Uma vez, assisti a uma entrevista com a atriz Nair Belo (in memoriam), falando sobre a perda de um de seus filhos. O velório contou com a presença de Chico Xavier (in memoriam). Diante dele e coberta pela dor da perda, Nair perguntou: Por que eu, Chico? Então, ele respondeu: E por que não você?

Esse diálogo me marcou muito. Sempre que acontece algo “ruim” na minha vida, lembro-me das palavras de Chico e saio em busca da minha real missão e tento visualizar os pontos positivos que posso colher em cada passo difícil que preciso enfrentar.

O meu filhote veio ao mundo, trazendo-me um vale de missões, além da principal, cumprir o papel de mãe.  Difíceis, porém, recheadas de recompensas valiosas. Por isso, nos últimos tempos, tenho até receio de pedir alguma coisa a Deus, em vista de tantas maravilhas que ele tem proporcionado a mim e à minha família. As lições diárias de vida que o nosso baby nos mostra, as pessoas mais especiais do mundo que nos rodeia e, principalmente, a surpreendente superação do meu pequeno diante de sua grave cardiopatia congênita, a Hipoplasia do Ventrículo Esquerdo. Tenho motivo para pedir mais alguma coisa? Mas é claro que de vez em quando a gente dá uma escapadinha, né? E o pedido que tenho feito é apenas um, que o meu pitoquinho receba logo alta do hospital para matarmos a saudade de casa e de todos que estão longe.

Eis que o Senhor atendeu o meu pedido. Se tudo continuar indo tão bem como está, na próxima terça-feira (20), receberemos alta!

Nesta semana, depois que o Davi saiu da UTI, na segunda-feira, o quadro dele continuou em progresso. Na quarta, ele voltou ao peito; na quinta, tirou o O2; e hoje (16) ficou livre da sondinha. O que mais tem nos perturbado é a dura abstinência às drogas que ele está sofrendo, que é normal, mas que o deixa bastante irritado e agitado. Aos pouquinhos vai passando, mas o remédio tem que ser retirado bem lentamente, para não dá reações mais complexas, como convulsões, por exemplo. Além disso, o Davizinho está bastante enjoadinhos, pois dois dentinhos já estouraram a sua gengiva. Dá uma dó. Mas, por enquanto ainda não teve nenhum sintoma de dentição, como febre e diarréia. Ele está sofrendo também com assaduras no bumbum. Como passou todo o pós-operatório refém de antibióticos, para prevenir assepsias, as fezes ficaram ácidas, causando lesões no saquinho e no anus. Mas hoje foi a última dose do antibiótico, então, a tendência é melhorar.

Na segunda-feira ele realizará um ecocardigrama e um raio-x para verificar se está tudo OK para irmos embora. Para garantir a nossa volta para casa o mais rápido possível, já agendei a consulta pediátrica para quarta-feira e nesse mesmo dia iremos tentar  voltar à nossa terrinha e fugir do frio irritante de Sampa!

Serei eternamente grata a todos que lembraram de nós em suas orações, pela força e por todo o carinho.
Brasília, estamos chegando!

UHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!

Bjãozão!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Dia de festa

3 comentários
Depois de uma longa noite no hospital, para tirar leite, fui para casa descansar, tomar um belo banho e no fim da manhã voltar à rotina hospitalar.  Quando eu estava a caminho do hospital, o meu marido me liga:


“Tenho uma novidade! O Davi recebeu alta e vai subir hoje!”, disse na maior alegria.

Eu não consegui me conter, gritei no metrô, de alegria!

Depois que o Davi fez o cateterismo para desobstruir a artéria pulmonar que ficou fechada após a cirurgia, tudo evoluiu mais rápido do que já estava. O cate foi realizado na quinta, com sucesso; na sexta já foi extubado e entrou no CPAP (pressão positiva contínua nas vias respiratórias). No sábado,  já iniciou o desmame do CPAP. O Davi ficou por 1 hora sem. E no ontem (11), tiraram o CPAP de vez e o meu pitoquinho respondeu super bem.  Hoje, pela manhã, após o boletim médico, o chefe da UTI assinou a alta do nosso pequeno grande guerreiro.

Que correria gostosa! Vim ao hospital para tirar leite e logo depois já voltei para a casa dos nossos amigos, onde estamos hospedados, para arrumar as malas. No início da tarde, eu e a enfermeira vestimos o meu garotão de rapazinho e foi só festa. É muita emoção passar pelo procedimento mais complexo de todo o tratamento, em tão pouco tempo. Para muitos, 13 dias de UTI é muito tempo. Mas para quem entende a gravidade da situação, surpreende–se com a rápida evolução do Davizinho.

Os próximos passos são os desmames do oxigênio e da sonda de alimentação. Talvez, entre os próximos dois dias, a médica prescreva para ele voltar a mamar no peito, observando o seu condicionamento físico.

Agora, o que incomoda o meu filhote são os dentinhos que já querem aparecer. O Davi está irritadíssimo com a coceira nas gengivas e estão bem vermelhinhas. Por enquanto não apresentou nenhum dos principais sintomas – febre e diarréia. Estamos passando a pomada Nenê Dent Gel e ele está devorando um mordedor e a sua própria mãozinha.

Obrigada por fazer parte dos MAIS DE 10 MIL ACESSOS ao meu blog! Ficou muito lisonjeada!

CURIOSIDADE: O bebê de 5 meses, 4ª semana – Aproveite que seu bebê está mais sociável para mostrar que outras pessoas também podem gostar dele e tratá-lo bem. Deixe-o, de vez em quando, sozinho na casa da vovó. A experiência vai ajudar seu filho a se sentir mais seguro quando ele começar a ficar ansioso ao se separar de você ou do pai. (Fonte: Baby Center)

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Evolução de campeão

4 comentários
Mais uma semana de vida hospitalar e o Davi continua surpreendendo os médicos. Nessa primeira semana pós-cirúrgica, a evolução do meu pequeno foi espetacular! Não inchou nem ficou cianótico no pós-operatório, coisas praticamente inevitáveis. Os primeiros dias ele se manteve com a aparência de um bebê gordinho e gostoso. Só no fim de semana que começou a inchar, devido a retenção de líquido, de soro e oxigênio, que vem recebendo. 

O Davi tem se mantido estávem sempre. Saturação excelente, já passa dos 90%. Aos que não conhecem, a saturação corresponde ao oxigênio que entra e sai dos pulmões. Uma pessoa normal costuma saturar 100%. Já um cardiopata, dependendo do estágio do tratamento, quando está bem, satura entre 75% e 95%. A pressão e frequência cardíaca também estão bem, só desregulam um pouco quando ele acorda, pois sempre fica bastante agitado, devido as inúmeras coisas ligadas a ele (drenos, sonda, tudo, aparelho de pressão, cateteres etc), sem contar a dor do pós-operatório que, com certeza, deve encomodá-lo. Se ele se agita muito, é preciso sedá-lo para não descompensar tanto as taxas. 

Na segunda-feira, ele realizou uma angiotomografia e foram diagnosticados um trombo na artéria pulmonar e outro na aorta, que são bem comuns entre pacientes que sofrem os procedimentos Híbrido e Glen. Hoje ele fará um cateterismos para tentar diluir o trombo da artéria pulmonar ou colocar um stent, para, então, o sangue circular normalmente. Quanto à aorta, ele já está recebendo uma medicação para evitar que progrida, já que é muito arriscado tentar reverter por meio de procedimento cirúrgico. Depois do cateterismo, se ele continuar evoluindo tão bem como está, logo, logo o meu pimpolho será extubado e receberá alta da UTI. 

Ontem, aproveitei o feriado e comprei a roupinha que o Davizinho vai usar no dia da alta da UTI. Um dia de festa como esse, merece algo especial!

Nossa, como sinto saudade do sorrisão dele, da sapequice, dos dengos, de tudo! Mas, tenho que respeitar o tempo dele, que está acelerado, diante da gravidade do problema. 

Muito obrigada pela força de todos! Sempre passo as mensagens que recebo por aqui, e-mail ou Facebook para o Davizinho. E tenho certeza que tudo isso colabora para a evolução dele.

CURIOSIDADE: O bebê de 5 meses, 3ª semana – A cada dia que passa, a capacidade do bebê de interagir com o ambiente, com você e com outras pessoas aumenta. Ele pode, por exemplo, começar a deixar cair objetos só para ver você pegar ou jogar alguma coisa no chão para observar onde cai. Tenha paciência, porque esse tipo de brincadeira vai diverti-lo cada vez mais.(Fonte: Baby Center)
 

Minha Vida em Semanas... Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez