quinta-feira, 24 de novembro de 2011

É pique, é pique...


Há um ano nasceu uma brincadeira que, sem eu imaginar, veio carregada de missões e recompensas maravilhosas, o Minha Vida em Semanas...  Quando eu descobri a minha gravidez, um dos meus primeiros desejos foi criar um blog. Mas, caí no dilema: faço ou não faço? Será que vão acessar? Eis que minhas amigas para sempre lá, lá, lá, lá, lá, lááá, Jalila Arabi e Roberta Paola me apoiaram com a maior empolgação do mundo.

Hoje estou comemorando o primeiro aniversário de uma das coisas que mais tem me dado prazer. A brincadeira, que inicialmente seria apenas para eu transmitir aquela felicidade que a gravidez fez transbordar dentro de mim, virou um compromisso que assumi com muita alegria.

Nesse primeiro ano, conheci pessoas maravilhosas, virtualmente e na vida real, reaproximei-me de vários amigos que o tempo e a correria do dia a dia nos afastou, fui confortada nos momentos difíceis, ri e chorei com os comentários deixados e o mais importante, fiquei com uma sensação de meta cumprida de algo que nem tinha traçado um objetivo concreto.

Muito obrigada aos leitores! Foram mais de 15 mil acessos e aquela segunda pergunta que fiz antes de eu criar o blog tem sido respondida constantemente por e-mail, pelas ruas e por amigos que comentam que foram abordados por conhecerem a Mãe do Davi.

O protagonista deste espaço está cada dia mais lindo, saudável e sapeca. E cada um que leu, comoveu-se com a nossa história e torceu pelo final feliz faz parte também da nossa vitória.

Muitas semanas virão pela frente, com curiosidades, novidades, desafios e, com muita fé, recheadas de alegrias.

Não parem de votar no Davizinho, na promoção Bebê Hipoglós Amêndoas 2011. Clique aqui!

Obrigada!

CURIOSIDADE: O bebê de 8 meses, 1ª semana –  Muitos bebês desta idade já começam a se aventurar a ficar de pé, segurando nos móveis ou nas grades do berço, ainda meio cambaleantes. Há crianças que andam com 8 meses, mas outras só vão andar com 1 ano e meio. E todas elas são normais! (Fonte: Baby Center)


sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Votem no Davi!

Estão abertas as votações do Bebê Hipoglós Amêndoas 2011. E é mais que merecido o meu pequeno grande guerreiro conquistar este título, não só pela sua beleza e fofura, mas por tudo que ele já nos provou que é O BEBÊ do ano.

Clique aqui e vote no Davizinho. Você pode votar mais de uma vez! E em dezembro, você poderá dizer com muito orgulho: Eu conheço o Bebê Hipoglós Amêndoas 2011!

Além de votar, você também pode ajudar a divulgar para ele adquirir mais votos.

Ah, gente, estou à procura de uma instituição de caridade, de preferência infantil, para ajudar no Natal. Alguma sugestão? Escrevam nos comentários!

Muito obrigada!

CURIOSIDADE: O bebê de 8 meses – O bebê está cada vez mais ágil, então é importantíssimo que ele possa se movimentar de um lado para o outro da casa sem riscos. Certifique-se de que a disposição dos móveis, tapetes e enfeites é segura para ele, ou o mantenha afastado de certas partes da casa (como cozinha, área de serviço e banheiro, os locais onde mais acidentes acontecem).  Você também vai notar que seu filho começa a mostrar o que gosta e o que não gosta. Se tirar um brinquedo dele, provavelmente vai ouvir um berreiro. Se sair de perto dele, ouvirá reclamação. Trata-se da chamada ansiedade de separação – é um momento em que o bebê passa a demonstrar uma forte ligação em relação a você e às pessoas que geralmente cuidam dele. (Fonte: Baby Center)

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Lar, doce lar


Existe lugar melhor do que a nossa casinha? Não mesmo!!! Ainda mais depois de uma dura e longa batalha enfrentada e vencida.  A volta foi maravilhosa. Fomos recebidos pela família com muita alegria e ao entrar em casa... Tchanrannnn!!!! Casa limpinha, linda,decorada com balões de “Welcome”, chocolates... Tudo maravilhoso! Amei, mãe, Feiosa, cunhadinhas e sogrinha! Muito obrigada! O Davizinho curtiu tudo, principalmente o quarto dele. Quando entrou pela primeira vez, parecia que estava relembrando os bons momentos.


Depois de mostrar toda a garra que o Davi tem pela vida, ele conquistou muita gente e todos estão ansiosos para vê-lo. Mas, nesta primeira fase, precisamos ter paciência. Afinal, ele está com as vacinas super atrasadas, sem imunidade. Não pode nem sonhar em pegar qualquer tipo de infecção. Por isso, pelo menos o primeiro mês em casa, iremos ficar resguardados para evitar o perigo.

Bom, depois de desfazer malas de dois meses e meio, é hora de voltar à realidade. Agora vou ter que encarar uma das coisas mais difíceis a uma mãe, voltar ao trabalho. O meu coração está super apertado, mas, vamos lá.

Agora a rotina vai ser bem diferente. Nada de amamentar de 3 em 3 horas. A história agora é comida sólida. Lembram que eu comentei que o Davi tinha odiado a papinha salgada? Só foi voltar para casa que ele aceitou, pedindo bis! Quando chegamos, na segunda-feira, o vovô Pedro tinha preparado uma panela de sopinha para o Davi. E o pequeno aprovou de primeira. Vai a receitinha às mamães que estão sofrendo com esta fase:
  • Água (a quantidade varia com a testura que vc deseja);
  • 1 tipo de carboidrato (arroz, batata, mandioca ou macarrão);
  • Legumes (abóbora, chuchu, cenoura, beterraba, acelga);
  • 200g de carne (carne moída, músculo ou peito de frango);
  • 1 pitadinha de sal;
  • ½ dente de alho bem batido;
  • ¼ de cebola;
  • 1 colher de azeite extra virgem.

O azeite coloquei para acelerar o ganho de peso do Davi, que perdeu bastante no hospital. E o sal, alho e cebola são apenas para um leve tempero.

Cozinhe bem e quando tudo estiver bem molinho, bata no mix. Para ajudar na correria do dia-a-dia, vale a pena sempre que for cozinhar, fazer em maior quantidade e congelar algumas porções para ter refeições prontas no freezer

As papinhas de frutas estamos picando bem as frutas (banana, maçã ou pêra) e batendo no mix. Asssim fica bem consistente e fácil para ele engolir.

É importante também fazer suco. A base dos suquinhos é laranja lima. Daí, pode misturar com beterraba, cenoura ou mamão para variar.

Nesta fase, é bom evitar frutas cítricas.

CURIOSIDADE: O bebê de 7 meses, 4ª semana – As emoções do bebê estão ficando mais evidentes. Você já o ensinou a mandar beijinhos? Ele pode até fazer isso por conta própria, e ficar repetindo várias vezes se perceber que está fazendo sucesso. Nos próximos meses, o bebê vai começar a avaliar o humor das pessoas que o cercam, e vai demonstrar os primeiros sinais de solidariedade. Pode chorar se vir outra criança chorando, por exemplo. Ele vai observar você o tempo todo e vai aprender pelo seu modelo a lidar com as emoções, a reagir, a tratar as pessoas. Você vai ensiná-lo sem nem perceber. (Fonte: Baby Center)

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Metamorfose

Há quanto tempo não escrevo sobre papo de mãe. Deu saudade de ler e compartilhar sobre algo que o meu pequeno e eu estamos vivendo. O tema desta semana é mudança de intestino. 

Os 7 meses chegaram e agora não dá mais para manter o pimpolho apenas com leite materno exclusivo. O Davizinho já iniciou a dieta de papinhas de frutinhas e sopinhas salgadas. A segunda opção ele odiou! Mas acredito que o paladar dele esteja estranhando o sal, afinal o leite materno é super adocicado. Sem contar que aqui no hospital não tem como variarmos tanto. Já pedi à nutricionista, mas o Davi está refém a uma estranha sopa de legumes batidos. Quando chegarmos em casa, poderei variar mais até acertar o gosto do meu filhote.

Nessa onda de introdução de comidinhas, o intestino do Davizinho já mudou bastante. No início, deu uma prisão de ventre, pois as fezes passaram a ficar mais sólidas, dificultando a evacuação. O Davi faz uma força e caretas totalmente desproporcionais à quantidade que sai. Dão a impressão que vai encher a fralda, ledo engano. Comecei a dar água de ameixa e em dois dias melhorou muito. Agora ele já consegue evacuar mais confortavelmente. Ah, outra característica da mudança é o odor. Agora o meu filho está começando a fazer cocô fedidinho.


É comum os bebês começarem a sofrer com prisão de ventre quando começam a comer outros alimentos. Os sintomas são: 
  • Irritabilidade, dor de barriga e desconforto gástrico;
  • Abdome duro, estufado ao toque, com gases;
  • Dor de barriga que melhora depois de fazer cocô;
  • Traços de sangue nas fezes, normalmente devido a fissuras na pele do ânus, provocada pela passagem do cocô ressecado;
  • Cocô duro, em bolinhas pequenas;
  • Em alguns casos, um cocô quase líquido, frequente e em pequena quantidade, pode indicar prisão de ventre (porque só ele consegue passar pelas fezes ressecadas no intestino). (Fonte: Baby Center)

O que fazer nessas horas? A melhor opção é a boa e velha Shantala. É pá, pum!

O Davizinho já está ótimo! Nesta semana conseguiu desmamar do oxigênio e está nos últimos dias de antibiótico. Se Deus quiser, estamos na reta final. Desta vez, para valer!

CURIOSIDADE: O bebê de 7 meses, 3ª semana – O bebê adora brincar de esconde-esconde. Coloque uma fraldinha na frente do seu rosto e deixe-o tirar, dizendo "Achou!". Ele vai ficar fascinado, porque está começando a entender o conceito de permanência (deixa de achar que as coisas desaparecem para sempre só porque não estão diante de seus olhos). (Fonte: Baby Center)