quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Metamorfose

Há quanto tempo não escrevo sobre papo de mãe. Deu saudade de ler e compartilhar sobre algo que o meu pequeno e eu estamos vivendo. O tema desta semana é mudança de intestino. 

Os 7 meses chegaram e agora não dá mais para manter o pimpolho apenas com leite materno exclusivo. O Davizinho já iniciou a dieta de papinhas de frutinhas e sopinhas salgadas. A segunda opção ele odiou! Mas acredito que o paladar dele esteja estranhando o sal, afinal o leite materno é super adocicado. Sem contar que aqui no hospital não tem como variarmos tanto. Já pedi à nutricionista, mas o Davi está refém a uma estranha sopa de legumes batidos. Quando chegarmos em casa, poderei variar mais até acertar o gosto do meu filhote.

Nessa onda de introdução de comidinhas, o intestino do Davizinho já mudou bastante. No início, deu uma prisão de ventre, pois as fezes passaram a ficar mais sólidas, dificultando a evacuação. O Davi faz uma força e caretas totalmente desproporcionais à quantidade que sai. Dão a impressão que vai encher a fralda, ledo engano. Comecei a dar água de ameixa e em dois dias melhorou muito. Agora ele já consegue evacuar mais confortavelmente. Ah, outra característica da mudança é o odor. Agora o meu filho está começando a fazer cocô fedidinho.


É comum os bebês começarem a sofrer com prisão de ventre quando começam a comer outros alimentos. Os sintomas são: 
  • Irritabilidade, dor de barriga e desconforto gástrico;
  • Abdome duro, estufado ao toque, com gases;
  • Dor de barriga que melhora depois de fazer cocô;
  • Traços de sangue nas fezes, normalmente devido a fissuras na pele do ânus, provocada pela passagem do cocô ressecado;
  • Cocô duro, em bolinhas pequenas;
  • Em alguns casos, um cocô quase líquido, frequente e em pequena quantidade, pode indicar prisão de ventre (porque só ele consegue passar pelas fezes ressecadas no intestino). (Fonte: Baby Center)

O que fazer nessas horas? A melhor opção é a boa e velha Shantala. É pá, pum!

O Davizinho já está ótimo! Nesta semana conseguiu desmamar do oxigênio e está nos últimos dias de antibiótico. Se Deus quiser, estamos na reta final. Desta vez, para valer!

CURIOSIDADE: O bebê de 7 meses, 3ª semana – O bebê adora brincar de esconde-esconde. Coloque uma fraldinha na frente do seu rosto e deixe-o tirar, dizendo "Achou!". Ele vai ficar fascinado, porque está começando a entender o conceito de permanência (deixa de achar que as coisas desaparecem para sempre só porque não estão diante de seus olhos). (Fonte: Baby Center)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da publicação? Contribua ao blog com comentário, sugestões, críticas e/ou compartilhe a sua experiência.

Obrigada!