segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Oração ao Davi


Durante a minha 21ª semana de gestação, realizamos o exame morfológico, um ultrassom obstétrico mais completo, no qual o feto é rastreado do crânio aos pés e tem como principal objetivo afastar malformações ou síndromes cujo desconhecimento possa conduzir a erros de conduta obstétrica, com conseqüências desagradáveis para o feto e que pudessem ser evitadas ou minimizadas, pelo conhecimento prévio de certas condições fetais. Neste dia, foi diagnosticado uma anomalia no coraçãozinho do Davi. Com o susto recorremos aos melhores médicos para no familiarizarmos com o assunto e buscarmos as melhores condições para o nosso amado bebê.

Na última quinta-feira, fomos a São Paulo consultar com o Dr. Marcelo Jatene, um dos maiores cirurgiões cardíaco pediátrico do Brasil, pois o Davizinho precisará passar por uma cirurgia ao nascer. Vimos que a situação é um pouco mais delicada do que já esperávamos, pois ele tem uma hipoplasia do coração esquerdo e o tratamento consiste em três etapas cirúrgicas - uma ao nascer, outra entre quatro e seis meses de idade e a última aos dois aninhos. Os procedimentos a serem tomados serão avaliados no dia do nascimento do Davi, pois há uma mínima possibilidade do quadro se reverter e ele não precisar passar por tudo isso.

Por isso, peço a todos que sempre acompanham este blog, que escrevo com tanto amor, e aos que estão sempre presente neste momento tão mágico e sonhado da minha vida, que coloquem o meu pequeno príncipe em suas orações. Eu e o meu marido, com o imenso apoio da nossa família, estamos buscamos o melhor da medicina, mas sabemos que Deus está acima de tudo. Quem me conhece sabe o quanto sou otimista. É claro que estou chateada com a situação, mas estou buscando forças para o Davizinho não sentir a nossa preocupação. Quero viver cada momento de alegria que a gestação me proporciona, afinal, a cada sorriso que dou, o meu filhote sente e me recompensa com cambalhotinhas e chutes de alegria.

Muito obrigada pela força de todos!

Falando de coisa engraçada, agora. Ontem saiu na Revista do Correio uma matéria super interessante sobre a escolha de nomes para os filhos. Eu deveria ter sido personagem, depois da novela que passei para conseguir o nome do Davi. Vale a pena ler. Acessem: http://bit.ly/eJBLcR

CURIOSIDADE: 31ª semana – A estrutura óssea do bebê se fortalece. A íris, que era opaca, torna-se colorida. Agora o crescimento irá diminuir, o bebê ganhará peso. Conforme o bebê vai crescendo e precisando mais de espaço dentro do útero, o líquido amniótico diminui. Nessa fase de gestação, a mamãe ainda vai sentir dores nas costas, pois os músculos de sustentação começam a contrair e relaxar. (Fonte: Guia do Bebê)

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Minha sessão preferida

Ai, gente, não existe sensação mais fantástica, durante a gravidez, do que o momento em que a gente assiste ao nosso baby. É indescritível. Eu sempre choro. Para quem me conhece, isso não é novidade nenhuma, né?! Kkkkkkkkkkkk...

Sexta vi o meu filhote. Tá tão lindo e giganteeeee!!! Só ontem completou 30 semanas, mas já estava 39 cm e 1,460 kg. A médica tentou nos mostrar de todo o jeito o rostinho dele, em 3D, mas ele não quis nem papo, colocou a mãozinha no rosto e não tirava por nada, nem com o terremoto que a doutora causou, chacoalhando a minha barriga, para tentar fazê-lo tirar. Depois vou tentar postar um pedacinho do vídeo do ultrassom.

Para matar a curiosidade, vejam algumas fotinhas do Davi.

 Foto1: Davi de perfil, com o bracinho no rosto
Foto2: Mãozinha aberta
Foto 3: Tirando as remelinhas do olho

Ah, preciso compartilhar uma informação muito útil aos papais de plantão. Está chegando um dos momentos que me deixa mega ansiosa, o curso para gestantes. Todos que já fizeram adoram. Além de parecer ser super divertido, fornece informações essenciais aos pais sobre a gestação, o parto e as primeiras semanas do bebê em casa.

Em Brasília, o Hospital Brasília oferece para mamães a partir da 26ª semana de gestação. Mensalmente, eles costumam abrir agenda para dois dias de curso, um no início e outro no final de cada mês. Geralmente, é realizado nas quartas-feiras e tem quatro horas de duração.  A equipe é composta por especialistas, como enfermeiras, pediatra e nutricionista. As partes que mais me chamam a atenção do curso são a hora do banho, colher o cordão umbilical e a amamentação.

No dia 1º de fevereiro abrem as inscrições para o próximo mês. Dizem que é muito concorrido. Então, aos interessados, o ideal é começar a ligar bem cedo, a partir das 8h, para tentar garantir a vaga. Cada mãe pode levar um acompanhante. Não tem custo nenhum. Eles pedem apenas doação de frascos de vidro com tampa de plástico, tipo de Nescafé, para o banco de leite do hospital. Para mais informações, o telefone de contato é (61) 3704-9079.

CURIOSIDADE:
30ª semana – O bebê já passa a ficar na posição do parto normal, isto é, de cabeça para baixo. A mamãe poderá sentir-se incomodada ao dormir. A posição ideal é deitar-se do lado esquerdo, porque exige menos esforço e facilita a circulação placentária. (Fonte: Guia do Bebê)

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Um banho de alegria

A parte que mais me assusta em ser mãe é a hora do banho. Imagino que seja extremamente difícil segurar uma coisinha tão pequena e molinha na banheira. E se ele chorar desesperadamente, como a maioria? Nossa, vou ficar traumatizada e meu filho virará um Cascãozinho. Kkkkkkkkk...

Mas, como as invenções nesse mundo são ilimitadas, algo que já tinha despertado a minha atenção há muito tempo, bem antes de eu ser mãe, deixou-me interessada 100% agora. É a banheirinha Tummy Tub. Para quem não conhece, é aquela parecida com um balde. A alegria do banho para os pequeninos é garantida.

Além disso, dizem que é um santo remédio para cólicas. Acho que um dos maiores desesperos de uma mãe é ver seu baby sofrendo de cólica. É de dar dó.  Como o bebê fica na posição sentada, contrai o abdômen e alivia muito a dor. As cólicas dimiuem em até 70%. Dizem até que solta o intestino, um dos motivos que causam dores. E, algumas vezes, o bebê pode até defecar durante o banho. É meio nojentinho, mas tudo pelo bem dos nossos filhotes, né?

A Tummy Tub é ideal para bebês de 0 a 6 meses, mas pode ser usada até o bebê não caber mais. Ela é meio carinha, varia de R$70 a R$ 120. Não é aconselhável substituir a banheira tradicional. Tem um site muito legal que informa tudo sobre o produto, com fotos e depoimentos de mães. Acessem: http://www.tummytub.com.br

Achei muito legal o vídeo que ensina a dar o banho terapêutico. 


CURIOSIDADE: 29ª semana – O bebê muda de posição constantemente, adora brincar com o cordão umbilical. Que espoleta, já gosta de brincar! Na mamãe, o colostro pode sair do peito, com uma aparência amarelada. Os pés ficam maiores. Dessa forma, deve usar calçados confortáveis. (Fonte: Guia do Bebê)

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O cantinho mais fofo da casa

Há quase um ano, eu e o meu marido só sabíamos falar: “Nunca mais quero mexer com reforma!”. Isso, depois das inúmeras dores de cabeça que passamos para arrumar o nosso cantinho, para casarmos. Agora, estamos de volta à rotina de tijolos, cimento e pedreiro, mas com uma empolgação sem tamanho.

Hoje começa a reforma do quartinho do Davi. Ai, que coisa gostosa!!! Não vejo a hora de ver o espaço do meu filho prontinho. Estamos curtindo muito nas escolhas de cada detalhe. Móveis, decoração, posição do quarto...

O fim de semana foi mega produtivo. Compramos os materiais de construção, papel de parede e tive que me segurar para não comprar logo os bichinhos de pelúcia e acessórios de decoração! É tudo muito lindo, de enlouquecer.

Depois das compras, arrumamos todo o nosso apê para começar a bagunça. Embalamos tudo, esvaziamos o local onde será o quartinho, protegemos os móveis... Clima de mudança total. E hoje eu fui expulsa de casa. Kkkkkkkkkkk... Meu marido super protetor não vai mais deixar o voltar enquanto a obra não for concluída. O jeito é me alojar na casa da mamãe!

Quando estiver tudo prontinho, posto as fotos!

CURIOSIDADE: 28ª semana - Os cabelos estão mais compridos e o cérebro bem ativo com formação de dobras específicas. Na 28ª semana, o bebê começa se mexer menos, mas ainda tem espaço para isso (O Davi está mexendo demaissss!!!). Enquanto isso, a barriga da mamãe só cresce. (Fonte: Guia do Bebê)

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O ano do Davi chegou!!!

UHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!

Desejo a todos os seguidores que o 2011 de vocês seja tão maravilhoso como já começou para mim!!!

Aproveitei o recesso de fim de ano para comprar as coisinhas do meu filhote. Como é gostoso montar enxoval! Fui à Goiânia e como vale a pena! Economizei mais de 50% do que gastaria em Brasília. Comprei kits berço e cama da babá, cabidinhos decorados e algumas roupinhas. O quarto do Davi será marronzinho e bege. Vai ficar tão lindoooooo!!! Eu e meu maridão estamos bobos com as comprinhas.

Para quem não conhece a cidade da economia, o melhor lugar para comprar é na Avenida Bernardo Sayão, a conhecida Fama. Revirei os quatro cantos de Goiânia e lá foi o melhor custo benefício, tanto em relação à qualidade, como à variedade e, claro, preço. Aproveito para agradecer à minha cunhadinha Carol, à minha sogrinha e à tia Lu pela companhia nas minhas andanças.

Para as mamães e futuras corujinhas, os brechós estão dominando o mundo dos babies. Como os pequeninos crescem muuuuuuuito rápido e muitas vezes nem chegam a usar algumas roupinhas, as mãezinhas modernas vendem ou trocam as peças. No Orkut há um universo gigante de brechós. Em Brasília tem alguns também. Eu conheci as duas lojas da Peça Rara e aprovei, principalmente no quesito carrinhos de bebês. Lá é possível encontrar as melhores marcas, em perfeitas condições e preços incríveis. As lojas se encontram nas quadras 307 e 408 Sul. Ah, lá tem a parte feminina também! Indico a todas para conferirem!

Vou compartilhar aqui a lista do que não pode faltar em um enxoval. É de assustar o tanto de coisas.  Tenho que correr contra o tempo para cumprir as metas, afinal, ainda falta muuuuuita coisa. kkkkkkkkk...

Roupinhas
06 macacões 
06 bodies manga curta
06 bodies manga longa
02 casaquinhos de lã
02 casaquinhos de linha
03 conjuntos pagão (camiseta regata, um casaquinho e uma calça de malha)
05 cueiros (tecido de flanela que serve para enrolar a criança)
06 mijões de malha (calça para bebês)
10 fraldas de tecido
03 mantas 
03 pares de luva
06 pares de meias de 0 a 6 meses
01 saída de maternidade (macacão e manta)
05 sapatinhos (lã ou plush)
02 toucas

Higiene do Bebê
01 banheira
01 cesto toalete (cesto de vime ou madeira para se colocar produtos de higiene)
01 apoio (para ser colocada dentro da banheira evitando que o bebê escorregue)
01 suporte para banheira
03 toalhas com capuz
02 toalhas fralda
01 trocador (tipo de colchonete plastificado ou emborrachado para se trocar a criança)
01 conjunto para manicure (tesoura para unhas, cortador de unha tipo trin e lixa)
01 conjunto de escova e pente
01 pacote fralda descartável RN
01 pacote de algodão
01 pacote de lenço umedecido (observe se o bebê não terá reação)
01 sabonete neutros
01 caixa de cotonetes
01 creme para assaduras
01 xampu

Quarto
01 berço
01 cobertores de berço
01 colchão de berço
01 colcha
03 fronhas avulsas
03 jogos de lençol para berço
02 kit de fralda de boca com 5
01 kit para berço 
01 móbile (brinquedo geralmente musical para ser usado no berço)
01 mosquiteiro
01 protetor de colchão
01 travesseiro anti-sufocante

Diversos
01 aspirador nasal (serve para limpar o nariz do bebê - sucção)
01 sling
01 kit de bolsas
01 livro do bebê
50 lembrancinhas
01 mordedor
01 termômetro clínico (de preferência digital)
01 bolsa de água quente

Para mamãe
01 pacote de absorventes para seios (em formato de concha, é feito de algodão e serve para absorver o excesso de leite)
01 almofada para amamentar (almofada em formato especial para o colo da mãe durante a amamentação, proporcionando uma posição mais cômoda.)
01 concha para seios (,de silicone, serve para corrigir os bicos que estejam invertidos e aceleram a cicatrização de bicos rachados.
01 protetor para seios (de silicone, protege o bico do seio da saliva do bebê, evitando rachaduras.)

Passeio
01 bebê conforto 
01 carrinho passeio
01 encosto para cabeça


CURIOSIDADE: 27ª semana –  As funções do cérebro do bebê se aprimoram cada dia mais. Já tem enormes chances de viver sem seqüelas se nascer prematuramente, mas terá que ficar em incubadora, pois não tem gordura suficiente para deixar seu corpo aquecido. (Fonte: Guia do Bebê)