quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Ele é 1 em 100


Quantos de vocês já tinham ouvido falar em cardiopatia congênita antes de conhecer o Davi ou outra criança com o mesmo problema? Confesso que eu nem imaginava que isso existia. Esse é um dos motivos que a Associação de Assistência à Criança Cardiopata – Pequenos Corações, entidade sem fins lucrativos, trabalha arduamente. Além de ajudar famílias com crianças cardiopatas a terem acesso a tratamento adequado, a associação busca também apresentar à sociedade esse problema que não é tão incomum como imaginamos.

Hoje, fiquei revoltada com um atendimento. Estava à procura de uma clínica de fisioterapia para recuperar o atraso da parte motora que o Davi está sofrendo, devido ao tempo da última internação. Como ele ficou muito tempo deitado, retardou os passos que ele deveria dar antes de começar a andar – sentar, engatinhar, desenvolver os movimentos de reflexo com os bracinhos, levantar etc. Ele já está com 10 meses e ainda não senta por livre espontânea vontade, só se colocarmos na posição. Então, quando a atendente me perguntou o diagnóstico e eu comentei que o Davi é cardiopata entre a descrição da parte motora dele, ela me interrompeu: ele é cardiopata? Eu vou verificar se a Dra. atende, então! Ok, lá vou eu explicar que os atendimentos não terão relação nenhuma com a cardiopatia dele e que eu tenho encaminhamento médico.

Não foi a primeira vez que isso aconteceu comigo, mas até quando terei que explicar para um médico, por exemplo, o que é a cardiopatia do meu filho? Quem dirá à sociedade! Talvez tantas famílias não passariam por certos constrangimentos se o problema fosse divulgado, ou melhor, se o tema fosse incluído na Saúde pública. Muitas vidas podem ser salvas com o teste do coraçãozinho!

Mãezinhas, procurem e façam! Há milhares de famílias que não receberam o diagnóstico precoce e tiveram que correr contra o tempo para salvar os seus filhos, mesmo com todo o pré-natal em dia. Pensem!

A Pequenos Corações começou a atuar em Brasília no ano passado e está com um projeto maravilhoso para oferecer às famílias da cidade. Mas para colocar em prática, precisa de ajuda de voluntários.  Quer ajudar? Há várias formas! Uma delas é adquirindo o calendário anual, que está lindoooooo e é a principal fonte de renda da associação, por apenas R$ 10,00 (+frete). Quem tiver interesse, deixe o e-mail de contato nos comentários ou acesse o site da Pequenos Corações. Outra forma é indicar músicos ou contadores de histórias para alegrar os dias da criançada no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal. Ou ainda doar livros e brinquedos para montarmos uma brinquedoteca no hospital.

CURIOSIDADE:
O bebê de 10 meses – Seu filho continua aperfeiçoando seu poder de comunicação. Faz experiências emitindo novos sons e juntando sílabas. Para incentivá-lo, "converse" com ele, como se estivesse entendendo tudo o que diz. Trata-se de uma troca essencial, porque mostra à criança que a comunicação envolve dois lados e que tudo que ela diz afeta as outras pessoas. Mesmo que seu filho não seja dos mais tagarelas, ele provavelmente consegue mostrar o que quer apontando ou reclamando. Sempre que ele apontar, diga o nome da coisa que ele está pedindo, para incentivá-lo a associar a palavra ao objeto. (Fonte: Baby Center)

3 comentários:

  1. Debinha!
    Mais um post super legal! Realmente é uma vergonha você e tantas outras mães terem que sofrer por conta de falta de informação.
    Coloca aí o site onde podemos adquirir o calendário!
    Beijossss

    ResponderExcluir
  2. É...eu tb nunca tinha escutado falar em Hipoplasia antes do Davi nascer. É uma pena que tantas pessoas tenham que passar por isso por simples falta de informaçao. Eu estou sempre divulgado pra todos que conheço, para cada vez mais as pessoas possam ter esse conhecimento e repassar.

    ResponderExcluir
  3. oi flor
    estou tentando adicionar o perfil coisas do davi no orkut,pq gostaria de comprar umas coisinhas,só que vc não atualiza mais =(
    resolvi falar c vc aqui pq vc ainda tá atualizando o blog,espero que vc n se incomode,é pq realmente estou interessada
    entre em contato cmgo http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=14334448820011972134

    ResponderExcluir

Gostou da publicação? Contribua ao blog com comentário, sugestões, críticas e/ou compartilhe a sua experiência.

Obrigada!