terça-feira, 10 de julho de 2012

Choro também deixa saudade


Você já se imaginou sentindo saudades daquele chorinho manhoso, dengoso, de fome ou seja lá por qual motivo? Já me deparei nesta situação pelo menos duas vezes, momentos que me marcaram de verdade.

A primeira foi na segunda internação do Davizinho, quando ele passou semanas entubado na UTI e ele só conseguia se comunicar conosco através do olhar. Quando ouvia outro bebê chorar, pensava: Ai, que delícia de som, queria tanto ouvir do meu filhote!  E a segunda, que será eterna, aperta o meu peito há três meses.

Ontem (09), à noite, estava lanchando com o meu marido e um bebezinho fez a minha saudade despertar. Parecia que estava com cólica, aquele choro agudo, mostrando dor e a mamãe fazendo de tudo para aliviar o desconforto da criança. Neste momento, vieram flashes na minha cabeça. O Davi chorou pouquíssimo, comparado com outros bebês que eu conheço. Mas quando chorava, 80% das vezes significava MAMÃE!


Este vídeo foi gravado pelo meu rimão, num dia que precisei sair e ele ficou com o Davi. O Davizinho só se acalmou quando assistiu a ele mesmo chorar! Rs...
Todas as alternativas do bem são válidas!

Lembrei também de algumas mães que eu conheço que não têm a mínima paciência com o choro de seus filhos ou não sentem saudades da fase que eles são extremamente dependentes. Para mim isso é de partir o coração. Então só vinha em minha mente: Valorize o choro de seu bebê, ele deixa saudade! Seja por qual motivo for ou por quanto tempo irá demorar a sentir, a saudade irá aparecer.

O choro deles é a forma de comunicação mais eficaz que esses pequenos conseguem se expressar. Pelo bem deles, respeite, valorize e atenda a necessidades de forma materna.

Existem dicas para traduzir os tipos de choro. Lembre-se: as crianças não são iguais, portanto, o choro varia de um para o outro.

Fome: gemidos semelhantes a um apelo que não cessam com carinhos somente quando estiver satisfeito.
Dor: grito agudo seguido de um pequeno intervalo.
Fralda suja ou roupa desconfortável: choro fraquinho e estridente.
Cólica: choro agudo e intenso, normalmente leva a criança a esticar e encolher as perninhas, tremer o queixo e fazer cara de dor.
Frio ou calor: é um choro copioso de desconforto.
Excesso de estímulo ou irritação: é um choro meloso que ocorre ao fim de um dia movimentado.
Sono: criança agitada e com choro nervoso.
Emocional: choro geralmente é acompanhado de soluços, como se o pequeno estivesse meio "engasgado" de raiva ou brabeza.

Elimine cada opção até chegar em uma que acalme seu bebê. Se o choro persistir, o bebê pode estar com febre ou com alguma dor. Não ofereça remédios sem orientação médica. Procure o pediatra do seu filho e com ele descubra o que o pequeno tem.

DICAS
0 a 3 meses – é um período que a criança tem muitas cólicas. Para evitá-las, faça massagens na barriga do seu bebê e mexa suas perninhas (bicicleta) de duas a três vezes ao dia e não somente nos períodos e cólicas.
3 a 6 meses – continue somente com leite materno, além de satisfazer a necessidade de sucção de seu bebê, não sobrecarregará o seu rim e intestino com nutrientes pesados contidos em outros tipos de alimentos, evitando assim desconfortos.
6 a 12 meses – Criança não sabe o que é manha ou birra até os 12 meses. Por isso, se a criança chorar, atenda e verifique as causas do choro.

10 comentários:

  1. Hahahaha!!!!!!!!!! Estou passando por essa experiência agora!!!! =) As cólicas... As vacinas que deixa eles enjoadinhos... Com o tempo a gente aprende direitinho o que quer dizer cada choro desses pequenos.... Adorei o post!!! Bjão

    ResponderExcluir
  2. Você é muito especial, sabia?!?! Te amo! bjooo

    ResponderExcluir
  3. Debinha, realmente... é uma fase deliciosa e saber aproveita-la e apreciar esses momentos faz de algumas mães especiais e você é um exemplo disso.

    Beijos no coração...

    ResponderExcluir
  4. Cada dia que passa a saudade aumenta mais... mas falo da história do Davi com muito orgulho, orgulho dele, de vcs... pois são vencedores. O Davi me ensinou muito, agradeço a Deus todos os dias por ter tido o privilégio de tê-lo em minha vida. A lição que ele deixou vale mais que qualquer coisa no mundo. Minha vida nunca mais será a mesma, o Davi me trouxe outra visão do mundo, da vida, da família, do AMOR.
    Várias vezes voltei do trabalho p/ casa aos prantos, ao lembrar dos dias em que saia do trabalho e ia vê-lo...todos os dias. Mas chorar faz parte do processo né? Lembra o dia em que fui visitá-los no HCor e ao entrar na UTI ele ria, uma gargalhada sem som, é verdade, mas com os olhilhos brilhando de alegria ao ouvir a voz da mamãe. Esse foi um dos momentos mais lindos que compartilhei com vcs. Nao há nada que eu possa fazer diante de tanta saudade mas há muito que podemos fazer por outras pessoas que passaram, passam ou talvez nunca passarão pela mesma situação. É muito bonito o que vc faz aqui no seu blog, tenho certeza que ajuda muitas mamães. Não podemos deixar que a dor da perda nos impeça de ser feliz. "Essa dor tem um lugar só dela em nossos corações..." Ainda dói, ainda choro, mas estou aprendendo a conviver com essa saudade, que será constante...p/ resto da vida. Não me nego o direito de sofrer e chorar (na maioria das vezes, sozinha), afinal, sou humana. Amo infinitamente e desejo, do fundo do coração, que Deus conceda à vcs a força necessária para reaprender a viver. Bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindas palavras, cunhadinha!
      Aqueles sorrisos são os mais lindos da minha lembrança! Nunca ninguém me provou tanto amor como ele...
      Bjão!

      Excluir
  5. Amiga linda, que post mais doce. Posso imaginar o quanto a saudade deve apertar o seu coração e o quanto ela é imensa. Infelizmente não tive a oportunidade de conhecer o Davi, mas fui privilegiada ao conhecer sua linda história de vida e o amor entre vocês. Sinto-me ainda mais abençoada ao aprender tanto e tanto com vocês. A Cintia tem toda razão ao dizer que a lição de vida e de amor do Davi e entre vocês, ajudam outras mães; isso é a mais pura realidade, eu sou um exemplo!!! E amiga... agradeço a você imensamente por me permitir ser sua amiga e aos poucos ir conquistando um espaçinho no seu coração. Agradeço ao bom Deus que me permitiu conhecer todo esse amor entre vocês e que ainda tocou o seu coração, para deixar essa chatinha aqui entrar na sua vida :)
    Obrigada, obrigada, obrigada... por me ensinar tanto e por me ajudar a ser "a mãe" que o Lucas merece, sou infinitamente melhor desde o dia 13.04.2012. E isso foi o maior e o melhor presente que o Davi poderia dar pra mim e para o Lucas, por isso e por tanto e tantas outras coisas, o Davi é mais que especial e você é a grande responsável por tudo de maravilhoso que ele foi e continua sendo lá do lugar mais lindo que há no céu.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, amiga!!!
    Não sou eu que "deixei" vc ser minha amiga, amizade nasce naturalmente com um toque divino. Os nossos caminhos já estavam cruzados. Infelizmente não nos encontramos a tempo de vc conhecer o bebê mais lindo do universo (sei que não vai concordar com esta parte). Rs...
    Obrigada por me ajudar tb e desculpe-me por às vezes me ausentar pela correria do dia a dia.
    Bjão!

    ResponderExcluir

Gostou da publicação? Contribua ao blog com comentário, sugestões, críticas e/ou compartilhe a sua experiência.

Obrigada!