quinta-feira, 7 de maio de 2015

Às mães...

Foto: Jalila Arabi

A você, mamãe, que acabou de descobrir um “feijãozinho” em seu ventre, ou que já sente os chutinhos, ou que acabou de dar a luz, ou que já está penando com o duro começo da vida materna, ou que está curtindo cada fase da louca metamorfose do bebê, ou que se vira nos 30 para conciliar casa/trabalho/filho/marido, ou que está encarando a louca fase da adolescência, ou que já é mãe duas vezes por ter um netinho (a)... Desejo a você, mulher maravilha, uma caixa de pandora neste Dia das Mães. E que ao abri-la, exploda:

Sorrisos banguelas ou com dentes do seu filho;

Beijos babados ou bem estralados;

Abraços desengonçados ou bem apertados;

Aquela gargalhada gostosa do seu filho que te faz esquecer todos os problemas;

Paixão avassaladora pelo olhar doce do seu filho;

1001 motivos de orgulho do seu filho;

Prazer de mergulhar fundo na maternagem;

Descobertas e conquistas surpreendentes;

Sensibilidade para captar todas as lições que os nossos pequenos mestres são capazes de nos ensinar;

Sensação de missão cumprida a cada objetivo que você traçar para oferecer o melhor à sua cria;

Percepção para entender que a vida é muito curta para deixar de curtir as coisas simples;

Motivos de sobra para agradecer e deixar de pedir mais;

Um presente especial que faça o seu coração explodir de emoção (seja um colar de macarrão ou uma viagem internacional);

Aquela paz interior que o seu filho transmite enquanto dorme profundamente;

Menos culpa ao ver o seu filho triste, doente, birrento;

Muitos momentos especiais para deixarem saudades;

Saúde para ter uma longa jornada;

Força para quebrar as pedras do caminho;

, seja qual for a sua crença;

Lágrimas de emoção, porquê chorar também faz bem;

E um sol lindo para aproveitar melhor o dia ao lado do seu filho.

Que o seu Dia das Mães seja maravilhoso! E que você se sinta especial e tão importante como, sem dúvida, é para o seu filho (a). 

FELIZ DIA DAS MÃES!


segunda-feira, 4 de maio de 2015

Mãeguru



Às mamães que adoram trocar figurinhas sobre a maternidade e redes sociais, fica aqui a minha dica. Acabo de descobrir um app que estou amando: Mãeguru. O aplicativo reúne mães todos os cantos para compartilhar dicas, experiências, tirar dúvidas desde a gestação até quando for conveniente. É um espaço de mãe para mãe. Descobri na semana passada e estou adorando.

A marca está também no facebook. Clique aqui para acessar e curtir a página.

Então, #ficaadica do Minha Vida em Semanas...


CURIOSIDADE: O bebê com 7 meses e 3 semanas – O bebê adora brincar de esconde-esconde. Coloque uma fraldinha na frente do seu rosto e deixe-o tirar, dizendo "Achou!". Ele vai ficar fascinado, porque está começando a entender o conceito de permanência – deixa de achar que as coisas desaparecem para sempre só porque não estão diante de seus olhos. (Fonte: Baby Center)

domingo, 3 de maio de 2015

Xô, gripe!



Atenção, mamães, começa amanhã (4) a campanha nacional de vacinação contra a gripe.

Fazem parte do grupo vulnerável as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional.

A dose trivalente oferecida pela rede pública, via injeção, protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. O dia “D” da campanha, dia nacional de mobilização, será em 9 de maio.

Além da vacina trivalente, as clínicas particulares podem oferecer vacinas tetravalentes de dois laboratórios. A vacina tetravalente do laboratório Sanofi Pasteur, que pode ser aplicada a partir dos seis meses de idade. Já a vacina do laboratório GSK pode ser utilizada somente a partir dos três anos. Por isso, se a intenção for imunizar crianças pequenas, vale a pena consultar previamente a clínica sobre o laboratório de origem da vacina. O valor das vacinas na rede privada está em torno de R$100.

De acordo com o Ministério da Saúde, o medicamento é contraindicado a pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.

Se a criança estiver doente, pode vacinar?

Especialistas afirmam que não há problema em vacinar crianças que estejam resfriadas ou com um pouco de dor de ouvido, por exemplo. Mas, em caso de dúvida, o melhor a fazer é perguntar ao médico. Você pode se informar com seu pediatra ou na própria clínica ou posto de saúde. Se a criança estiver com febre de mais de 38 graus, é provável que o médico peça para esperar.

Quando a criança tem febre e alguma infecção mais forte, como uma pneumonia, os médicos normalmente adiam um pouco a aplicação da vacina para que ela não corra o risco de sofrer o desconforto dos eventuais efeitos colaterais quando já não está se sentindo bem.

Então, não adianta tomar a decisão por conta própria, consulte o médico para a vacina ser segura ao seu filho (a).

A campanha seguirá até o dia 22 de maio. Não deixe de levar o seu filho (a) e aproveitar para tomar a vacina também. Se você fizer parte do grupo vulnerável da rede pública, melhor ainda. 

Saúde a todos!