domingo, 3 de maio de 2015

Xô, gripe!



Atenção, mamães, começa amanhã (4) a campanha nacional de vacinação contra a gripe.

Fazem parte do grupo vulnerável as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional.

A dose trivalente oferecida pela rede pública, via injeção, protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. O dia “D” da campanha, dia nacional de mobilização, será em 9 de maio.

Além da vacina trivalente, as clínicas particulares podem oferecer vacinas tetravalentes de dois laboratórios. A vacina tetravalente do laboratório Sanofi Pasteur, que pode ser aplicada a partir dos seis meses de idade. Já a vacina do laboratório GSK pode ser utilizada somente a partir dos três anos. Por isso, se a intenção for imunizar crianças pequenas, vale a pena consultar previamente a clínica sobre o laboratório de origem da vacina. O valor das vacinas na rede privada está em torno de R$100.

De acordo com o Ministério da Saúde, o medicamento é contraindicado a pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.

Se a criança estiver doente, pode vacinar?

Especialistas afirmam que não há problema em vacinar crianças que estejam resfriadas ou com um pouco de dor de ouvido, por exemplo. Mas, em caso de dúvida, o melhor a fazer é perguntar ao médico. Você pode se informar com seu pediatra ou na própria clínica ou posto de saúde. Se a criança estiver com febre de mais de 38 graus, é provável que o médico peça para esperar.

Quando a criança tem febre e alguma infecção mais forte, como uma pneumonia, os médicos normalmente adiam um pouco a aplicação da vacina para que ela não corra o risco de sofrer o desconforto dos eventuais efeitos colaterais quando já não está se sentindo bem.

Então, não adianta tomar a decisão por conta própria, consulte o médico para a vacina ser segura ao seu filho (a).

A campanha seguirá até o dia 22 de maio. Não deixe de levar o seu filho (a) e aproveitar para tomar a vacina também. Se você fizer parte do grupo vulnerável da rede pública, melhor ainda. 

Saúde a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da publicação? Contribua ao blog com comentário, sugestões, críticas e/ou compartilhe a sua experiência.

Obrigada!