
Enquanto a maioria que me rodeia está se corroendo de ansiedade, eu começo a acreditar na minha psicóloga, que já me disse pelo menos três vezes: Deborah, você não é ansiosa, o seu mundo que é! Rs...
Digo isso, porque, desta vez, eu definitivamente não tenho preferência alguma. Afinal, de um lado bate a curiosidade de conhecer o mundo “cor de rosa”, e do outro, eu AMEI ser mãe de menino. Então estou completamente tranquila para descobrir na hora certa do ultrassom.
Mas, voltando à história da ansiedade, há um universo de meios para descobrir o sexo do bebê. E esse mundo vai desde os meios mais certos que a ciência oferece, até as diversas supertições, que eu acho até engraçadas.
ULTRASSONOGRAFIA
A partir da 13ª semana já é possível, mas ainda é cedo para ser preciso. A qualidade do aparelho, experiência do profissional ou posição do bebê influenciam muito a análise. Para ser mais garantido, o ideal é confirmar a partir da 16ª semana. Mas quem nunca ouviu algum caso que os pais foram surpreendidos na hora do nascimento do bebê? A ultrassonografia tem uma margem de erro de 10% ou mais.
SEXAGEM FETAL
Para as mamães ansiosas de plantão, a melhor opção é a técnica conhecida como sexagem fetal. A partir da 8ª semana, a gestante pode fazer um exame de sangue para descobrir o sexo do bebê. Ou seja, EU já posso fazer! O método faz a contagem de cromossomos, com o DNA do feto presente no sangue da mãe. A mulher carrega em seu DNA dois cromossomos X, sendo assim XX. Já o homem carrega dois cromossomos também, porém um X e outro Y, sendo XY. Se no resultado do exame constar a existência, no sangue da mamãe, de cromossomo Y; quer dizer que ela está esperando um menino. Entre as minhas pesquisas, deparei-me com uma curiosidade interessante, este exame não detecta gravidez, assim, se uma mulher que não estiver grávida fizer o teste, este apontará resultado de menina, pois apenas identificará a ausência de DNA masculino. Este método é o mais eficaz, mas pode dar erro caso a mãe já tenha recebido transfusão de sangue ou transplantado um órgão de homem. O exame ainda é muito caro, custa em média R$400,00, não tem cobertura de planos de saúde e o resultado demora em aproximadamente 10 dias.
TESTE DE URINA
Eu mesma não conhecia esse método, descobri ao pesquisar sobre o assunto. O teste de urina pode ser feito na 10ª semana de gestação e é semelhante ao teste de gravidez de farmácia, com o mesmo procedimento. A diferença é que os hormônios presentes na urina vão reagir com os elementos químicos do teste. O resultado é definido pela alteração de cor da urina, laranja para menina e verde para menino. O índice de acerto vai de 80% a 90%. Como não é muito comum, o custo acaba sendo, na faixa de R$300,00, mas não é encontrado qualquer farmácia.
MAPA DE FERTILIZAÇÃO
Pelo mapa de fertilização da mãe, também é possível ter uma noção do sexo do bebê. Quem me apresentou este método foi a mamãe do momento, minha amiga Jalis, a mãe da Maria Clara. Adoro trocar figurinhas com ela!
Funciona da seguinte forma: a cada ciclo menstrual, a ovulação ocorre apenas em um dia. Enquanto o óvulo dura um dia, os espermatozoides podem chegar a sobreviver entre dois e três dias depois de serem ejaculados. Então, caso a concepção do bebê tenha acontecido dois dias antes da ovulação, as chances de ser menina são grandes, já que nestes dias as secreções são mais ácidas e favorecem os cromossomos X que, ainda por cima têm maior longevidade. Se a fecundação ocorrer no mesmo dia da ovulação ou um dia depois, é muito provável que o bebê seja um menino.
Para entender melhor, a minha concepção foi no dia 19 de dezembro. A minha ovulação ocorreu no dia 22, três dias depois. Então, seguindo a linha do raciocínio, há indícios que eu esteja esperando uma menininha.
CALCULADORA DO SEXO DO BEBÊ
E o que a matemática não consegue explicar? Pode acreditar, algum nerd da vida inventou um calculo para descobrir o sexo do bebê. A equação é fácil, basta somar três numeres: o número que represente o mês da fecundação, mais a idade completa da mãe no ato da concepção e mais o número 9, que não varia nunca. Se a soma for ímpar, diz a lenda que vai ser menino, se for par, será menina.
Vamos ao meu exemplo:
Mês da concepção = 12 (dezembro)
Idade da mãe = 27
Número invariável = 9
12 + 27 + 9 = 48
Deu PAR, mais uma teoria que diz que espero uma menina.
Fiz o teste com a minha primeira gravidez e bateu:
Mês da concepção = 6 (junho)
Idade da mãe = 24
Número invariável = 9
6 + 24 + 9 = 25 -> IMPAR – Davi!
TABELA CHINESA
A tabela é conhecida há mais de 100 anos e foi descoberta na China. É baseada pela idade da mãe e o mês em que o bebê foi concebido, para saber o sexo da criança. A lenda diz que esta tabela foi enterrada na tumba de uma família real chinesa, há mais de 700 anos, e segundo o Instituto de Ciência de Pequim, se for bem usada, tem uma probabilidade de acerto de 99% dos casos. Para calcular, deve considerar os seguintes dados: se a mãe nasceu em qualquer mês, menos Janeiro e Fevereiro, deve somar a idade mais 1. Essa soma resulta no valor da idade lunar utilizada no teste.
Segue o meu exemplo:
Como eu nasci em abril de 1986, a minha idade é 27 e a minha idade lunar é 27 +1 = 28
O valor da soma eu traço na tabela com o mês da fertilização.
28 + Dezembro = ROSA
Mais uma vez deu menina!
Na gravidez do Davi:
24 + 1 = 25
25 + junho = AZUL
SUPERSTIÇÕES
Para as supersticiosas, conheço dois testes, o da agulha e o dos talheres.
Agulha: coloque uma linha na agulha e peça para alguém segurá-la acima da palma de sua mão, de forma que só a ponta da agulha encoste em você. Depois, a pessoa deve erguer a agulha para que a ponta fique mais ou menos um milímetro acima da palma da sua mão. Se agulha se movimentar em
círculo é menina, se ela balançar pra frente e para traz é menino. Esta brincadeira, além de prever sexo do bebê, dá para saber também quantos filhos você terá com o seu parceiro. O número de filhos é definido até a agulha ficar parada e dizem que os resultados entre o casal são idênticos.
A minha madrinha já fez esse teste comigo e com o Fábio. O resultado foi: primeiro um menino (Davi), depois uma menina e parou por aí. Ou seja, mais uma indicação que estou esperando uma menina.
Teste da colher e do garfo: alguém deve esconder uma colher e um garfo embaixo de um travesseiro. Então, a pessoa te chama e você deve escolher onde sentar. Se escolher onde estiver a colher, será menina, e onde estiver o garfo, será menino.
Este teste eu ainda não fiz, mas as minhas amigas já me intimaram! Kkkkkkkkkkkk...
Além de todas essas brincadeiras, TODOS os palpites que eu recebo são: É MENINA! Com exceção do pai, que jura que teremos um “Fábio Jr.”. Oh, dó!
Estou começando a acreditar... Mas ainda assim, prefiro não opinar! Rs...
CURIOSIDADE: 8ª semana – O coração do bebê, que já tem quatro cavidades, pulsa por volta de 150 batidas por minuto (o dobro do de um adulto em repouso). O bebê já tem um rostinho e os traços estão mais nítidos, com duas saliências no local dos olhos, uma abertura onde será a boca e duas covinhas para as futuras orelhas.
Para aliviar o cansaço típico do início da gravidez, repouse sempre que possível. Um cochilo depois do almoço ajuda a renovar as energias. Se achar necessário, durma algumas horas a mais por noite. (Fonte: Crescer)
É menina! Ponto! Rs :*
ResponderExcluirTenho medo dessas "certezas"! kkkkkkkkkkkk...
ExcluirAmiga linda, será lindo demais sendo menina ou menino.
ResponderExcluirO importante é que virá com muita saúde e que será muito amado (a), já é!!!!!!!!!!!
:)
S2
Com certeza, amiga!
ExcluirObrigada!
Bjão!
Que máximo esse post! Nunca imaginei que existiam tantas formas de se descobrir o sexo do bebê! E essas superstições são muito engraçadas! Fora os que dizem do formato da barriga né! Vou com a maioria e meu palpite é que vem aí uma menininha!! =)
ResponderExcluirÉ mesmo, amiga, eu esqueci da história do formato da barriga! kkkkkkkkkkkkkkkk...
ExcluirComédia demais!
Bjão!
Bom... apesar de não ter preferência, pq vou mimar muiiiitttooo de todo jeito, meu palpite tb é uma menina. Rsrsrs
ResponderExcluir