quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Juntos com #Arthur

A história do pequeno Arthur Batista da Silva, de pouco mais de um mês de vida, está mobilizando as redes sociais e chegou ao Minha Vida em Semanas. O pequeno é de Monte Belo (MG) e sofre de anoftalmia, uma doença rara e sem cura que é caracterizada pela ausência dos olhos.

Os pais de Arthur, Sueli Aparecida Batista e Adriano dos Santos Silva, já tentaram procurar um tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas, com a demora por uma vaga, eles optaram por uma clínica particular. A doença faz com que a pele a redor dos olhos se feche, com o tempo, impossibilitando a colocação de uma prótese.

A família encontrou uma clínica em Campinas (SP) que pode realizar o implante de olhos de vidro, mas o tratamento custa cerca de R$ 10 mil por ano, além de despesas com viagem e acomodações. Para arrecadar a quantia, os pais recorreram ao Facebook, pedindo doações das pessoas com a campanha "Juntos com #Arthur". Eles já conseguiram arrecadar o valor para o início do tratamento. A mãe e filho já foram a São Paulo iniciar o processo.

Quem quiser saber mais detalhes sobre como ajudar o Arthur, clique aqui para acessar a página do "Juntos com #Arthur".

Dica do Minha Vida em Semanas

Para ajudar os custos de viagens, o governo oferece o programa chamado Tratamento Fora de Domicílio (TFD), pouco conhecido, que paga as passagens do paciente e de um acompanhante, além de uma ajuda de custo por viagem, que contribui bastante à família. A família deveria procurar o programa na sua cidade e verificar os procedimentos para serem beneficiados.

Como muitos sabem, eu já tive um filho, o Davi, que fazia tratamento em São Paulo. E eu consegui entrar no TFD rapidamente, levando os relatórios médicos que comprovavam a importância do tratamento fora da minha cidade. Vale muito a pena tentar, não só a família do Arthur, mas também todas as famílias que passam por situações parecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da publicação? Contribua ao blog com comentário, sugestões, críticas e/ou compartilhe a sua experiência.

Obrigada!