O meu marido e eu estamos montando uma biblioteca de pediatria. Além de ser um tema muito gostoso para ler, facilita bastante o dia a dia com o nosso filhote. O assunto que dominou esta semana foi SONO DO BEBÊ. Se deixar, o Davi só dorme. Mas, nas últimas semanas, ele tem ficado mais acordado durante o dia. Resultado, não estou conseguindo descansar como os médicos aconselham para a melhor produção de leite. Pelo menos, à noite não mudou nada, ele acorda apenas uma vez para mamar.
O que mais nos chamou a atenção foi a questão das rotinas. Desde o nascimento devemos definir horários para banho e para dormir, por exemplo, e segui-los a risca. Essa tarefa, principalmente na hora de dormir, é muito mais difícil para os papais do que para o pequeno!
O que mais nos chamou a atenção foi a questão das rotinas. Desde o nascimento devemos definir horários para banho e para dormir, por exemplo, e segui-los a risca. Essa tarefa, principalmente na hora de dormir, é muito mais difícil para os papais do que para o pequeno!
No livro “Seu filho no dia-a-dia”, o Dr. Antônio Márcio Junqueira Lisbôa aconselha aos pais que, na hora de dar boa noite, coloquem o bebê no berço quando ele começar a dormir, ainda acordado, para que aprenda a dormir sozinho. Ao contrário, passará a noite choramingando, querendo a presença de alguém no quarto para fazer companhia. O ideal é colocá-lo no berço, acender uma luz de baixa luminosidade, deixar a porta aberta, dar boa noite e “preparar-se para agüentar uma meia hora de choro”. Se o baby não parar de chorar de jeito nenhum, pode voltar ao quarto, mas sem retirá-lo do berço. Converse baixinho, para acalmá-lo. Segundo o Dr. Lisbôa, em menos de uma semana, se os pais não trapacearem, o problema estará resolvido!
Aqui em casa, estipulamos o horário das 22h para dar boa-noite ao Davi. Ontem comecei o teste, mas não deu muito certo. Parecia que eu estava batendo no meu filho! RS... Mas, serei forte e logo, logo ele estará disciplinado.
No último sábado, recebemos a visita da Geovana, mamãe da Melissa, e sua família. Conversamos bastante sobre a experiência do Davi em São Paulo e como funciona o tratamento de hipoplasia. Foi muito legal!
Estou lendo também o livro do Padre Marcelo Rossi, Ágape, que ganhei da vózinha Maria. Esse livro chegou na hora certa para mim. Fala sobre o amor divino, o que mais tem me movido nos últimos meses. Há um trecho que lembrei muito da família da Melissa, que está sempre nas minhas orações:
“Tranquilidade é um dom de Deus. Não significa que os problemas deixarão de existir. Entretanto, é a calma necessária, o tempo como um novo nome para o amor que nos apresenta a esperança. Diante do cortejo da dor, surge a esperança. A esperança nos tranqüiliza por sabermos que Deus está conosco. E está conosco porque nos ama.”
CURIOSIDADE: O bebê de 7 semanas – Prepare-se porque um acontecimento irresistível está para acontecer: os sorrisos para valer. Alguns especialistas acham que não é coincidência que isso ocorra justo quando o caos das primeiras semanas está tirando o fôlego da família. Os sorrisos e risadas do bebê acabam revigorando pais e mães exaustos e dando uma dose extra de energia para seguir adiante. (Fonte: Baby Center)
Adorei essa citação do livro do Pe. Marcelo. Muito interessante mesmo hehe.
ResponderExcluirSeja forte que vai conseguir educar seu filhote. E esse é apenas o primeiro desafio que vc tem que vencer na hora de educá-lo né? Minha irmã tá tendo até que fazer dieta pro baby dela pq ele tá mamando mt!!! hehehe Boa sorte aí!!