quarta-feira, 11 de maio de 2011

Hora de dormir

O meu marido e eu estamos montando uma biblioteca de pediatria. Além de ser um tema muito gostoso para ler, facilita bastante o dia a dia com o nosso filhote.  O assunto que dominou esta semana foi SONO DO BEBÊ. Se deixar, o Davi só dorme. Mas, nas últimas semanas, ele tem ficado mais acordado durante o dia. Resultado, não estou conseguindo descansar como os médicos aconselham para a melhor produção de leite.  Pelo menos, à noite não mudou nada, ele acorda apenas uma vez para mamar.

O que mais nos chamou a atenção foi a questão das rotinas. Desde o nascimento devemos definir horários para banho e para dormir, por exemplo, e segui-los a risca.  Essa tarefa, principalmente na hora de dormir, é muito mais difícil para os papais do que para o pequeno!

No livro “Seu filho no dia-a-dia”, o Dr. Antônio Márcio Junqueira Lisbôa aconselha aos pais que, na hora de dar boa noite, coloquem o bebê no berço quando ele começar a dormir, ainda acordado, para que aprenda a dormir sozinho. Ao contrário, passará a noite choramingando, querendo a presença de alguém no quarto para fazer companhia. O ideal é colocá-lo no berço, acender uma luz de baixa luminosidade, deixar a porta aberta, dar boa noite e “preparar-se para agüentar uma meia hora de choro”. Se o baby não parar de chorar de jeito nenhum, pode voltar ao quarto, mas sem retirá-lo do berço. Converse baixinho, para acalmá-lo. Segundo o Dr. Lisbôa, em menos de uma semana, se os pais não trapacearem, o problema estará resolvido!

Aqui em casa, estipulamos o horário das 22h para dar boa-noite ao Davi. Ontem comecei o teste, mas não deu muito certo. Parecia que eu estava batendo no meu filho! RS... Mas, serei forte e logo, logo ele estará disciplinado.

No último sábado, recebemos a visita da Geovana, mamãe da Melissa, e sua família. Conversamos bastante sobre a experiência do Davi em São Paulo e como funciona o tratamento de hipoplasia. Foi muito legal! 

Estou lendo também o livro do Padre Marcelo Rossi, Ágape, que ganhei da vózinha Maria. Esse livro chegou na hora certa para mim. Fala sobre o amor divino, o que mais tem me movido nos últimos meses. Há um trecho que lembrei muito da família da Melissa, que está sempre nas minhas orações:

“Tranquilidade é um dom de Deus. Não significa que os problemas deixarão de existir. Entretanto, é a calma necessária, o tempo como um novo nome para o amor que nos apresenta a esperança. Diante do cortejo da dor, surge a esperança. A esperança nos tranqüiliza por sabermos que Deus está conosco. E está conosco porque nos ama.”

CURIOSIDADE: O bebê de 7  semanas – Prepare-se porque um acontecimento irresistível está para acontecer: os sorrisos para valer. Alguns especialistas acham que não é coincidência que isso ocorra justo quando o caos das primeiras semanas está tirando o fôlego da família. Os sorrisos e risadas do bebê acabam revigorando pais e mães exaustos e dando uma dose extra de energia para seguir adiante. (Fonte: Baby Center)

Um comentário:

  1. Adorei essa citação do livro do Pe. Marcelo. Muito interessante mesmo hehe.

    Seja forte que vai conseguir educar seu filhote. E esse é apenas o primeiro desafio que vc tem que vencer na hora de educá-lo né? Minha irmã tá tendo até que fazer dieta pro baby dela pq ele tá mamando mt!!! hehehe Boa sorte aí!!

    ResponderExcluir

Gostou da publicação? Contribua ao blog com comentário, sugestões, críticas e/ou compartilhe a sua experiência.

Obrigada!