segunda-feira, 30 de maio de 2011

Primeiro passeio

3 comentários
Sábado de manhã, depois de uma bela mamada, vesti o meu pequeno de hominho e nos libertamos um pouco de casa. Agora, vacinado, ninguém segura esse molequinho! É impressionante o lado observador dele, ligadão em tudo.  Finalmente conheceu a casa da vovó Ray e A-DO-ROU!!! Não parava de gargalhar. Tudo bem que a vovó coruja curtiu muito mais a visita, mas isso é apenas um detalhe. Depois fomo visitar o amiguinho Yan. Os dois se interagiram, choraram, riram, uma comunicação louca. 

O que mais me chamou a atenção no nosso dia de passeio foi a neura de mãe que bateu antes de sair de casa. “Será que não esqueci nada?”, “essas fraldas vão dar?”, “e a roupinha de frio para mais tarde?”, touquinha, luvinhas, mantas, lencinhos umidecidos... Nessa brincadeira de conferir a bolsa do Davi devo ter perdido 1h de passeio. No final deu tudo certo, passei no teste do primeiro passeio. Não esqueci nada e o Davizinho curtiu do começo ao fim, ficou confortável no calor da hora que saímos e depois ficou bem aquecidinho no casulinho que fiz para voltar para casa.

Na última semana, falei com a mãezinha da Melissa, que nascerá em julho. Ela e o marido foram a São Paulo e decidiram fazer o tratamento no HCor, com a mesma equipe do Davi. Fiquei bastante feliz com a escolha do casal, afinal, são profissionais sensacionais. Sem contar a estrutura do hospital.

CURIOSIDADE: O bebê de 2 meses e 2 semanas – A cada dia que passa, o bebê desenvolve e aprimora novas habilidades. Até o final do mês, você conseguirá distinguir só pela expressão quando seu filho está feliz, chateado, satisfeito ou surpreso. Ao ouvir você, o bebê poderá movimentar braços e pernas, além de fazer barulhinhos. Outra coisa que gosta de fazer é bater em tudo com as mãos e punhos, então esteja por perto para evitar que se machuque. (Fonte: Baby Center)

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Enfim, vacinado

1 comentários
O Davizinho começou a colocar seu cartão de vacinas em dia. Nesta segunda, ele rendeu seu bracinho, suas perninhas e a boquinha às agulhas e gotinhas. Não sei quem sofreu mais, ele, eu ou o meu marido. É muito angustiante ver uma coisinha tão pequenina chorar tanto por causa das picadas. Pelos menos as gotinhas ele adorou, até lambia os lábios! Ele tomou a BCG, a 2ª dose da hepatite B, a anti-polio, a tetravalente e a rotavírus. Agora, só a hepatite está atrasada, mas no próximo mês resolveremos isto.

Infelizmente o meu pequenino teve reação às vacinas. Passou à noite de segunda para terça em claro, todo enjoadinho e teve um pouco de febre. Fui obrigada a tirar o pediatra dele da cama, em plena madrugada, para nos socorrer. Ele passou os remédios e rapidinho o Davi ficou bem.

Eu não tinha noção do tanto de vacina que uma criança precisa tomar. Até os 10 anos de idade, o posto de saúde será coisa de rotina. O site Baby Center tem um calendário de vacinas bem interessante, o qual apresenta quando deve tomá-las, além de informar sobre cada uma e suas respectivas formas de aplicação. Confira!

Agora estou mais segura para sair com o Davi. Não aguento mais ficar em casa! Rs...

CURIOSIDADE: O bebê de 2 meses e 1 semana – Seu filho já começou a esticar algum período de sono? Essa mudança começa aos poucos: quando você percebe, ele dormiu quatro horas em vez de três, à noite. Ou cinco. Ou, maravilha das maravilhas, seis (O Davi já está nesta fase)! Procure não conversar com seu filho quando ele acorda de madrugada. Acenda o mínimo de luzes, não fale e só troque a fralda em caso de absoluta necessidade. Assim você ajuda a mostrar que a noite foi feita para dormir, o que contribuirá para que ele tenha bons hábitos de sono. (Fonte: Baby Center)

segunda-feira, 16 de maio de 2011

De olho no peso

4 comentários
Como a vida é engraçada, né?! Para os bebês, quanto mais dobrinhas, papada, bochechões, mais lindos e saudáveis são! Claro, que tudo dentro do limite. Mas, quando crescem, hoje em dia, antes mesmo de entrar na adolescência, já se prendem aos “padrões” de beleza e aquelas dobrinhas se transformam em terríveis monstros perturbadores.

Como o Davi está na fase em que as gordurinhas são tudo de bom, fizemos um pacto – ele me emagrece e eu o engordo. A minha parte estou fazendo direitinho! Hoje ele teve consulta pediátrica e só teve boas notícias. Um ganho excelente de peso, além de ter dado aquela espichada. Em um mês, ele ganhou 820g e 7cm. Em média, os bebês costumam ganhar 700g de peso mensal, de 20 a 30g por dia. O Davi está com 3,855kg e 58cm. 

Que felicidade! Estava morrendo de medo de ter que inserir leite artificial na dieta dele. 

As notícias boas não estacionaram nas medidas. Ele também fez ecocardiograma e o seu coraçãozinho está ótimo! A médica já até aumentou o tempo de retorno do exame.  E para fechar o dia de saúde, o Davi tomou a primeira dose da vacina Palivizumabe, para infecções do trato respiratório inferior pelo vírus sincicial respiratório (VSR), indicada para prematuros e cardiopatas.

E amanhã o Davi completa 2 MESES!!! 

PARABÉNS PARA O MEU FILHOTE!!!
UHUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!

CURIOSIDADE: O bebê de 2 meses – Embora ainda não consiga manter a cabeça erguida, você notará que ele provavelmente vai levantá-la por alguns segundos. Os olhos do bebê podem agora focar objetos a 20 centímetros de distância e segui-los de um lado para o outro. (Fonte: Baby Center)

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Hora de dormir

1 comentários
O meu marido e eu estamos montando uma biblioteca de pediatria. Além de ser um tema muito gostoso para ler, facilita bastante o dia a dia com o nosso filhote.  O assunto que dominou esta semana foi SONO DO BEBÊ. Se deixar, o Davi só dorme. Mas, nas últimas semanas, ele tem ficado mais acordado durante o dia. Resultado, não estou conseguindo descansar como os médicos aconselham para a melhor produção de leite.  Pelo menos, à noite não mudou nada, ele acorda apenas uma vez para mamar.

O que mais nos chamou a atenção foi a questão das rotinas. Desde o nascimento devemos definir horários para banho e para dormir, por exemplo, e segui-los a risca.  Essa tarefa, principalmente na hora de dormir, é muito mais difícil para os papais do que para o pequeno!

No livro “Seu filho no dia-a-dia”, o Dr. Antônio Márcio Junqueira Lisbôa aconselha aos pais que, na hora de dar boa noite, coloquem o bebê no berço quando ele começar a dormir, ainda acordado, para que aprenda a dormir sozinho. Ao contrário, passará a noite choramingando, querendo a presença de alguém no quarto para fazer companhia. O ideal é colocá-lo no berço, acender uma luz de baixa luminosidade, deixar a porta aberta, dar boa noite e “preparar-se para agüentar uma meia hora de choro”. Se o baby não parar de chorar de jeito nenhum, pode voltar ao quarto, mas sem retirá-lo do berço. Converse baixinho, para acalmá-lo. Segundo o Dr. Lisbôa, em menos de uma semana, se os pais não trapacearem, o problema estará resolvido!

Aqui em casa, estipulamos o horário das 22h para dar boa-noite ao Davi. Ontem comecei o teste, mas não deu muito certo. Parecia que eu estava batendo no meu filho! RS... Mas, serei forte e logo, logo ele estará disciplinado.

No último sábado, recebemos a visita da Geovana, mamãe da Melissa, e sua família. Conversamos bastante sobre a experiência do Davi em São Paulo e como funciona o tratamento de hipoplasia. Foi muito legal! 

Estou lendo também o livro do Padre Marcelo Rossi, Ágape, que ganhei da vózinha Maria. Esse livro chegou na hora certa para mim. Fala sobre o amor divino, o que mais tem me movido nos últimos meses. Há um trecho que lembrei muito da família da Melissa, que está sempre nas minhas orações:

“Tranquilidade é um dom de Deus. Não significa que os problemas deixarão de existir. Entretanto, é a calma necessária, o tempo como um novo nome para o amor que nos apresenta a esperança. Diante do cortejo da dor, surge a esperança. A esperança nos tranqüiliza por sabermos que Deus está conosco. E está conosco porque nos ama.”

CURIOSIDADE: O bebê de 7  semanas – Prepare-se porque um acontecimento irresistível está para acontecer: os sorrisos para valer. Alguns especialistas acham que não é coincidência que isso ocorra justo quando o caos das primeiras semanas está tirando o fôlego da família. Os sorrisos e risadas do bebê acabam revigorando pais e mães exaustos e dando uma dose extra de energia para seguir adiante. (Fonte: Baby Center)

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Blog do bem

4 comentários
Estou cada vez mais feliz com o meu blog. Nasceu como um passa-tempo, para eu expressar toda a felicidade que o Davi trouxe à minha vida e, sem querer, comecei a ajudar famílias que passam pela mesma situação da gente, ganhei amigos valiosos e até voltei a ter contatos com pessoas que não falava há anos. É uma alegria enorme saber que os mais de 5.400 acessos que o Blogger registra são reais!

Ontem um amigo do meu irmão ligou para ele para dizer que recebeu um e-mail do grupo Jovens Promotores da Vida, o qual ele participa, indicando o meu blog na categoria amor materno. Foi uma surpresa muito boa. Estou me sentindo a Julie, do filme Julie & Julia! Kkkkkkkkkkkk...

Hoje conversei com mais uma mãezinha que descobriu o meu blog. A Geovana, de Planaltina – DF, que está na 30ª semana de gestação da Melissa. Mais uma guerreirinha que está chegando para vencer as dificuldades da vida desde cedo. A Melissa também tem hipoplasia.

E hoje, soube de uma notícia muito triste, que acabou com o meu dia. A Giulia, que citei no último post, não resistiu, faleceu ainda no ventre de sua mãezinha. Deus a tenha e dê força à sua família! Magda, se você chegar a ler este post, pode contar comigo para o que precisar!

Vamos continuar com as orações, colocando a Melissa e lembrar da pequena Giulia.

Ontem fomos à São Paulo, para consulta de rotina. O Davi está super bem e ganhando peso. O meu bolinha já está com 3,451kg. Achei que ele tinha crescido, pois no último sábado perdeu dois macacões de pezinho, mas continua com 51 cm, o mesmo tamanho da última consulta. 

CURIOSIDADE: O bebê de 6  semanas - Cientistas dizem que metade dos bebês desta idade consegue reconhecer os próprios pais. Esse reconhecimento é sinal de que a criança está se conectando mais com o ambiente à sua volta. (Fonte: Baby Center)
 

Minha Vida em Semanas... Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez