quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Apoie a mulher que amamenta


Estamos na Semana de Aleitamento Materno, o ato mais maravilhoso que uma mulher pode sentir. É indescritível a dimensão do sentimento que uma mãe sente nesse momento. A troca de olhares com o bebê, aquele gesto doce de satisfação do pequeno, um sorrisinho maroto e até as interrupções para bater papo na “hora errada”.  Só quem é mãe sabe o que eu estou falando. Agradeço a Deus todos os dias por ter me dado o poder de alimentar o meu filho da forma mais preciosa do mundo. 


O Ministério da Saúde montou um material bem completo para esse incentivo nobre, com dicas valiosas e curiosidades bastante interessantes para mulheres que estão vivendo, perto de viver ou às que o sonho ainda está um pouco mais distante. Clique aqui e confira!

Lá, você encontra dicas básicas como “até os 6 meses, o leite materno deve ser o único alimento do bebê. Não dê água, chás, leites artificiais ou qualquer outro alimento.” Isso é o B-A-BA, mas de extrema importância. Eu fiquei super triste por ter sido obrigada a introduzir leite artificial na dieta do Davi. Devido o refluxo, ele estacionou no ganho de peso, no último mês. Como a segunda cirurgia está próxima, não podemos arriscar de ele perder peso, já que é essencial para o sucesso do procedimento. Mas ele continua firme e forte no peito!

Outro ponto importante é o início de alimentos saudáveis, que deve ser após os 6 meses. Mas mesmo com os alimentos sólidos, deve continuar amamentando até os dois anos ou mais.  No último fim de semana, uma família muito especial veio nos visitar, o Cássimo, a Michele e o João, que está a coisa mais fofa, ao 1 ano e meio. A Michele falou uma coisa super interessante, que o leite é um santo remédio para os pequenos. Ela usa para TUDO! Até para desentupir o nariz do João e como anticéptico quando o danadinho se machuca. Sem contar que é ótimo para imunizar até das inúmeras infecções que os pimpolhos correm o risco de pegar em creche, por exemplo. É indiscutível a importância do leite até, pelo menos, os 2 anos da criança! 

E aquela história de vó que a criança chora muito porque o leite é fraco? Puro mito! “Não existe leite fraco! Todo leite materno é forte e bom. A cor do leite pode variar, mas ele nunca é fraco.”

Não posso deixar de comentar sobre a pergunta que nunca quer calar: Amamentar dói? Eu, particularmente, só senti dor nas primeiras semanas, na fase de adaptação. O Davi parecia que tinha dentes, eu via estrelas, mas respirava fundo e tentava curtir o memento.  Não foi nada que me fez pensar em desistir. Logo, logo a dor sumiu e o prazer que tive em troca valeu muito a pena.  O que me ajudou muito foi eu ter passado o meu próprio leite, no bico do peito, antes do início de cada mamada. Também usei a pomada Lansinoh. É ótima e o bebê pode mamar por cima.

Nossa, hoje escrevi demais. Mas temas como esse inspiram mesmo.

Mudando de assunto, tenho uma notícia bem triste. Lembram da Melissa? A bebê com o mesmo problema do Davi, da mãezinha de Planaltina? Infelizmente ela não resistiu! Nasceu no dia 09 de julho e teve uma parada cardíaca no dia seguinte. Vamos colocar esta família em nossas orações!

CURIOSIDADE: O bebê de 4 meses, 3ª semana – Todo mundo tem aquele momento em que a desorganização da casa começa a dar nos nervos, ainda mais com um bebê novinho. É difícil deixar tudo arrumado, se você tem de ficar cuidando do bebê o tempo todo. Pior ainda quando ele começa a segurar os brinquedos e jogá-los para todos os lados. Converse com seu parceiro e explique que aquilo realmente está atrapalhando sua vida. Juntos vocês podem achar uma solução. (Fonte: Baby Center)

2 comentários on "Apoie a mulher que amamenta"

Jalila on 3 de agosto de 2011 10:32 disse...

Que lindo! Me deu até vontade de ser mãe (que o Leo não me ouça! Kkkkkkkkkkkkkkk)!

Parabéns pelo blog, sua lyndah! Meu blog de cabeceira pra quando for mamãe tbm! Uhuuuuuuuuuu!

Beijos e estamos em oração pela família da Melissa.

Deborah Souza on 3 de agosto de 2011 11:16 disse...

Oh mo desuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!
Obrigada, sua lyndaaaa!!!
Que vc seja mãe logoooooo, EU DEFINO!!!
Bjãozão!!!

Postar um comentário

Gostou da publicação? Contribua ao blog com comentário, sugestões, críticas e/ou compartilhe a sua experiência.

ATENÇÃO: Caso dê problema para digitar o código do blog ao tentar postar um comentário, use a tecla TAB para abrir o espaço para digitar.

Obrigada!

 

Minha Vida em Semanas... Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez